Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Março de 2024

Noticias

COLÍDER: De olho na expansão do agronegócio, Prefeitura atende produtores

O investimento é na readequação de pontes e estradas rurais

10 de Agosto de 2020 as 12h 27min

Foto por: Nina Silva

Assessoria

A atividade pecuária em Colíder representa a grandeza da economia do campo do município. Mas o agronegócio vem com tudo. Ocupa espaços nas propriedades. Dinamiza os meios de produção e movimenta riquezas nas comunidades do interior. O avanço da agricultura, com o plantio de soja e milho, é uma realidade de sucesso e desperta o interesse de muitos proprietários rurais, inclusive, de investidores de outras regiões.

Essa nova dinâmica está no radar do governo municipal. A atual gestão prepara investimentos para reestruturar estradas e reforçar pontes para viabilizar o transporte de grãos, que exige vias mais largas e resistentes à rodagem dos caminhões e de maquinário agrícola. Nesta quinta-feira (06.08), o prefeito Noboru Tomiyoshi, recebeu o produtor rural Júnior Simões, da comunidade São Sebastião do Bigode. Ele já realiza a transição da produção de parte da sua propriedade da pecuária para a agricultura.

Na reunião com o prefeito, Júnior apresentou sua principal demanda: investimentos urgentes nas vias que atendem a região onde está localizada a sua propriedade. “O município vai nos atender com a melhora das estradas e das pontes. Enlarguecer mais para melhorar o acesso e poder passar com as máquinas, plantadeiras, que agora não têm como passar. É importante para não ficar pagando [caminhão] prancha, que faz subir muito o custo para nós”, justifica.

Para o produtor de São Sebastião do Bigode, investimentos em estradas reforçam a economia rural e, consequentemente, da cidade. “Ajuda muito. Com certeza, cada dia vai ficar melhor. Colíder tem a tendência de crescer cada vez mais na agricultura. O prefeito garantiu para nós que fará essas benfeitorias. É uma parceria importante para atender os produtores. Isso é bom demais”, comemora Júnior Simões.

OLHAR ATENTO AO AGRONEGÓCIO

A produção de grãos em larga escala já é uma realidade lucrativa em Colíder, que já produz grãos em cerca de 15 mil hectares. Conforme Noboru Tomiyoshi, esse novo panorama rural exige um olhar mais atento e prioritário por parte da gestão municipal. “A expansão do agronegócio é a nossa grande preocupação”, afirma o prefeito. “Após a pandemia, nós queremos retomar o nosso crescimento econômico. Precisamos fortalecer a agricultura e a atividade dos produtores leiteiros, da agricultura familiar e, agora, com a chegada dessa nova etapa, com o plantio das culturas de soja e milho”, pontua.

Para Noboru, é importante que a Prefeitura de Colíder estabeleça novas estratégias para apoiar a produção em todas as áreas produtivas do campo, inclusive, o agronegócio. “Essas novas políticas precisam oferecer condições mínimas de trabalho ao produtor. Enlarguecer estradas e pontes é o mínimo que a prefeitura deve fazer para dar essa condição para o produtor poder produzir muito e, dessa forma, promover ainda mais o desenvolvimento econômico do nosso município”, enfatiza.

O prefeito de Colíder diz que o trabalho de manutenção de cerca de 2,7 mil quilômetros de estradas já conta com a atuação permanente das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Urbanismo em todas as regiões do município. A ampliação da capacidade estrutural para viabilizar o tráfego de maquinário e caminhões é uma nova necessidade que a Prefeitura de Colíder passa a atender a partir deste ano. O governo municipal aproveitará o período de estiagem para alargar vias e ampliar pontes, principalmente, onde há a expansão do agronegócio.

“Essa será a nossa meta principal. Vamos dar condições para que o produtor consiga exercer sua atividade com tranquilidade, como é o caso do nosso amigo Junão, que investe na integração pecuária-lavoura”, afirma Noboru Tomiyoshi. “E, como ele, têm vários produtores que já investem no agronegócio e produzem com sucesso. Estão obtendo resultados financeiros com essa nova atividade. E nós temos que dar esse apoio para incentivar mais produtores de Colíder a investir no plantio de grãos, uma nova atividade que vai fortalecer a economia do município”, avalia o prefeito.

TRANSFORMAÇÃO NO CAMPO

Os vereadores Alencar Pereira e Beto Santos participaram da agenda de Júnior Simões com o prefeito Noboru Tomiyoshi. “E a gente fica muito feliz por sermos tão bem recebidos pelo prefeito, que deu o sim e informou que até dezembro o governo municipal vai fazer essa obra”, destaca Beto Santos. “É um investimento que levará muitas melhorias para todos os moradores daquela região do Bigode. Quero parabenizar o prefeito”, acrescenta o parlamentar.

Alencar Pereira comenta que o agronegócio cresce e começa a gerar grandes riquezas em todo o município. Para ele, os investimentos em infraestrutura de transporte são fundamentais para viabilizar o escoamento da produção de grãos. “O Júnior, por exemplo, é um filho de Colíder, que sempre foi agropecuarista, mas que, hoje, está investindo na agricultura. Planta em sua propriedade e arrenda áreas circunvizinhas para aumentar o volume de produção”, relata.

O vereador lembra que as estradas rurais foram abertas para atender a pecuária, cujo transporte pode ser realizado em vias mais apertadas. “Mas, hoje, com o agronegócio, nós temos que adequar isso, alargar e reforçar estradas e pontes. E o prefeito está voltado a isso. Tenho certeza que Colíder vai passar por uma transformação muito grande dentro de pouco tempo. Por isso, nós temos que readequar nossas estradas para atender esse pessoal que tem intenção de plantar”, justifica Alencar Pereira.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Obras da ala de radioterapia do Santo Antônio chegam a 55%

Publicado em 19 de Março de 2024 ás 05h 59min


Polícia apreende adolescente em flagrante com tabletes de maconha em Sinop

Publicado em 18 de Março de 2024 ás 18h 05min


O capítulo final de Moro na política?

Publicado em 18 de Março de 2024 ás 15h 07min


Jornal Online

Edição nº1255 19/03/2024