Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

COLÍDER: Prefeito alerta para risco de colapso no Hospital Regional

Noboru Tomiyoshi e secretário Rafael Bosco alertam que Covid-19 pode colapsar atendimento

06 de Junho de 2020 as 08h 00min

Foto: Assessoria

DA REPORTAGEM

 

A pandemia do novo coronavírus avança com celeridade sobre todo o estado de Mato Grosso – mais de 2,5 mil casos até esta sexta (5). Assintomático, o governador Mauro Mendes foi testado positivo para a doença e segue em isolamento domiciliar. Adriano Silva, que presidia a Fapemat, fundação vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, faleceu em decorrência do vírus.

Colíder, que é sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Mato-grossense, e que recebe todos os casos provenientes de cidades como Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, Itaúba e Nova Guarita, está exposta à pandemia. Com apenas nove leitos equipados com respirador, o Hospital Regional não comporta o aumento da demanda de pacientes com Covid-19.

Até quarta (3), o município registrou 81 casos suspeitos. Destes, 28 foram testados negativos, 9 confirmados, sendo 2 internados, 3 pacientes em isolamento domiciliar e 4 recuperados. Até o momento, não houve óbito por covid-19 em Colíder.

No entanto, o prefeito Noboru Tomiyoshi e o secretário de Saúde estão preocupados e alertam a população para o risco de colapso no sistema de saúde pública local. “O coronavírus não é ‘gripinha’. Esse vírus é altamente contagioso e já está presente no nosso município. Ele já transita nas ruas, nos bairros e nas casas das famílias de Colíder”, lamenta Noboru.

“A gente pede a conscientização da população. Não existe outro remédio a não ser evitar ser contaminado. Estamos preocupados, porque a população está banalizando as medidas de proteção, como a utilização da máscara, o distanciamento social e o isolamento das pessoas que pertencem ao grupo de risco. Não levem a doença para dentro de casa”, destaca.

 

COLAPSO

EMINENTE

Segundo o prefeito, o sistema de saúde de Colíder consegue atender os casos que surgem. No entanto, Noboru alerta que a capacidade de atendimento pode entrar em colapso a qualquer momento. “Em Colíder estamos trabalhando firmemente junto com a Secretaria de Saúde, Hospital Regional, Escritório Regional, para que possamos manter sobre avanço do coronavírus aqui. Mas para colapsar a estrutura existente no HR é muito rápido. Temos ali nove leitos para atender pacientes de toda a região”, comenta.

Noboru relata que Sinop e Sorriso já não dispõem de UTIs com respiradores disponíveis para receber os pacientes positivos e que Cuiabá e Várzea Grande estão chegando ao limite de atendimento.

“Em Colíder, se 10 pessoas necessitarem de respirador, uma vai ficar fora. A gente alerta a população para que não espere alguém da família chegar a óbito para tomar as providências. As medidas de prevenção devem ser tomadas agora”, defende.

 

MEDIDAS

RESTRITIVAS

Noboru Tomiyoshi avisa que, se necessário, as medidas restritivas serão endurecidas caso a população e os estabelecimentos comerciais não tomem os devidos cuidados durante a flexibilização. “Está havendo um relaxamento de algumas pessoas, que não estão levando a sério. Caso seja necessário, vamos endurecer o decreto municipal, retomando o fechamento dos comércios, até mesmo, com uma possível decretação de lei seca, proibindo o consumo de bebida alcoólica em locais públicos. Vamos adotar essas medidas caso os números de contágio continuem crescendo fora do aceitável. Com certeza, não hesitaremos em tomar medidas mais enérgicas”, avisa.

Veja Mais

Boas práticas educacionais do Sistema Prisional em evento no Pará

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 10h 30min


Avanço tecnológico será o destaque da Siltomac

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 09h 28min


Nova linha de graneleiros é destaque na Agrishow

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 08h 26min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024