Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

COLÍDER: Prefeitura apresenta ao Governo do Estado propostas para potencializar a agricultura familiar no município

16 de Outubro de 2019 as 07h 10min

Foto por: Nina Silva

Sérgio Ober

O secretário estadual de Agricultura Familiar (Seaf), Silvano Amaral, cumpriu agenda em Colíder a convite do prefeito Noboru Tomiyoshi e do vereador Beto Santos. Na Prefeitura, ele participou de um encontro que reuniu secretários municipais, vereadores, feirantes e lideranças da agricultura familiar. A proposta do encontro foi debater estratégias para alavancar a economia das pequenas propriedades, promover a produção e aumentar a inserção no mercado consumidor da região. 

Uma das opções apresentadas por Amaral para o produtor ganhar mais dinheiro e ter uma condição melhor na terra é a retomada da cultura cafeeira. “Temos muitos produtores vocacionados para a produção do café. Junto com a prefeitura, Embrapa e Empaer vamos fazer um programa de 18 hectares com 18 mil mudas de café para que a gente possa ter aqui mudas de alta tecnologia, certificadas pela Embrapa e de alta produtividade para reviver em Colíder um novo ciclo do café”, anuncia o secretário.

Silvano Amaral também sugeriu a Colíder a patrulha agrícola para mecanização da lavoura e o programa do leite através da transferência de embrião. “A região de Colíder tem uma característica muito forte para o leite e a gente quer melhorar a qualidade dos animais”, relata o secretário. “Temos também o programa para potencializar a produção do mel, que é uma atividade que pode ter a mais na propriedade e que pode agregar ao valor da renda mensal do agricultor familiar”.

Noboru Tomiyoshi acha muito importante esse interesse que o Governo do Estado demonstra para construir parcerias que possam contribuir com a aumento da renda no campo. “Nós sabemos que de Itaúba para cá é uma região totalmente diferente daquela do médio norte. Aqui, nós precisamos de uma política diferenciada na adoção de ações que promovam a pequena agricultura do nosso município”, justifica o prefeito de Colíder.

Ronaldo Vinha, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, diz que o secretário recebeu pedidos importantes para fortalecer as atividades dos pequenos produtores rurais de Colíder. “Foram expostas para ele várias propostas do que a agricultura familiar necessita, principalmente na piscicultura, o Pró-café, o Pró-limão e a apicultura. Foi uma reunião bastante produtiva. Tenho certeza que ela trará muitos frutos para Colíder”.

O vereador Beto Santos está bem empolgado com as sugestões apresentadas por Silvano Amaral. Para o parlamentar, os investimentos na agricultura familiar são importantes e podem ajudar a dinamizar a economia rural do município. “Ele veio cumprir um compromisso assumido com a gente e trouxe a Colíder alguns projetos importantes. E o apoio do prefeito e do secretário Ronaldo Vinha é muito importante encaminhar parcerias que possam fortalecer a nossa agricultura familiar”, enaltece.

O prefeito Noboru Tomiyoshi também pediu uma solução para viabilização de energia elétrica para a comunidade Ouro Preto. Onde a eletricidade chega, ela é fraca. Silvano Amaral diz que vai conversar com o governador Mauro Mendes ainda nesta semana. O Governo do Estado deverá conversar com a concessionária Energisa para resolver o problema.

Veja Mais

Jair Bolsonaro arrasta multidão em sua segunda passagem por Sinop

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 57min


Exportações de pluma em março somam 158,05 mil t

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 49min


Apenas 22% dos brasileiros têm boas condições de conectividade

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 07h 47min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024