Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

COLÍDER: Prefeitura inicia instalação de lâmpadas de LED nas avenidas

A ação faz parte da primeira etapa do programa Colíder Iluminada

13 de Dezembro de 2019 as 12h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Urbanismo inicia nesta segunda-feira (16.12), na avenida Marechal Rondon, a substituição das lâmpadas atuais, a vapor de sódio, por lâmpadas de LED. O serviço também será realizado em todas as avenidas da cidade. A informação é do prefeito Noboru Tomiyoshi.

A meta é deixar a Marechal Rondon pronta até o aniversário de Colíder, no dia 18 de dezembro. Até 31 de dezembro, o objetivo do governo municipal é concluir a colocação das novas lâmpadas na avenida do Colonizador. Também serão instaladas luminárias com braços mais cumpridos serão instaladas em todas as avenidas.

A avenida Tancredo Neves receberá superpostes equipados com luminárias sextantes e lâmpadas de LED no trecho a partir da avenida São Paulo até o bairro Celídio Marques. Na avenida do Colonizador, os superpostes já instalados receberão luminárias sextantes e o novo modelo de lâmpadas.

COLÍDER ILUMINADA

A ação faz parte da primeira etapa do programa Colíder Iluminada, idealizado pela gestão municipal e que será lançado oficialmente no dia 18 de dezembro, dentro da programação do aniversário da emancipação político-administrativa do município. O projeto prevê a modernização de grande parte das luminárias de ruas, avenidas e praças do município. As lâmpadas antigas serão substituídas pelas de LED. 

Noboru Tomiyoshi informa que as luminárias e lâmpadas substituídas serão reaproveitadas para reforçar a iluminação pública nos bairros e nas comunidades do interior. As luminárias serão reformadas e padronizadas pela equipe da Secretaria de Infraestrutura. Uma oficina será montada especialmente para realizar esse trabalho.

“Através do programa Colíder Iluminada, queremos deixar a iluminação pública da nossa cidade mais eficiente e bonita”, comenta Noboru. “É um investimento que vai melhorar muito a qualidade da iluminação nas ruas e avenidas e oferecer segurança, conforto e tranquilidade à população. Também vai gerar economia com manutenção e energia elétrica para a administração municipal”, acrescenta o prefeito.

ECONOMIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

As novas lâmpadas vão gerar economia à administração municipal devido à redução no consumo de energia e de despesas manutenção. Estudos de viabilidade técnico-econômico mostram que o gasto médio por lâmpada com energia elétrica, onde houver a substituição, cai em até 43%, e a despesa com a manutenção de lâmpadas tem redução de 65%.

Enquanto uma lâmpada a vapor de sódio funciona de 15 a 30 mil horas, precisando ser substituída cerca de quatro anos após ser instalada, as de LED podem durar até 50 mil horas, o equivalente a 12 anos de vida útil, gerando economia com mão de obra e material. 

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024