Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

COLÍDER: Representantes da agricultura familiar buscam apoio da Prefeitura para revitalizar centro de capacitação

03 de Outubro de 2019 as 06h 00min

Foto Assessoria

Assessoria

O prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Vinha, receberam no gabinete do governo municipal, na tarde desta terça-feira (01.10), representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Coletivo Água Vida, da Câmara Municipal e várias outras entidades. As lideranças apresentaram projetos para a revitalização das atividades do Centro de Capacitação da Agricultura Familiar e solicitaram o apoio da gestão municipal.

Maria Ivonete de Souza, representante do Coletivo Água Vida, esclarece que o centro instalado em Colíder é subutilizado e precisa ser revitalizado. “A nossa proposta é fazer com que ele funcione com mais vigor, com espaço para formação, para comercialização de alimentos e para que as mulheres da Associação da Nova Galileia possam produzir ali o seu sal temperado, seus quitutes”.

Outra finalidade das entidades é a implantação do banco comunitário de sementes. “O Coletivo Água Vida já vem juntando essas sementes e a gente precisa desse espaço para a troca de sementes e fornecer essas sementes para agricultores da região. E a reunião muito boa. O prefeito deixou a gente com perspectivas e com possibilidade de pensar mais a agricultura familiar aqui em Colíder”, afirma Maria Ivonete.

LIDERANÇAS ENALTECEM APOIO

Valdir Seze, agente da CPT, comenta que o envolvimento da Prefeitura de Colçíder é fundamental para a implantação de ações que fortaleçam as atividades nas propriedades de pequenos agricultores. “E essa reunião foi muito importante. A gente sai daqui contente, muito alegre, porque fomos bem recebidos pelo prefeito. Vamos desenvolver a agricultura familiar em Colíder e nos demais municípios da região”.  

Para o vereador Alencar Pereira, o fortalecimento da agricultura familiar garante a permanência do pequeno agricultor no campo. “De uns anos para cá a maioria das nossas propriedades está ficando vazia, os jovens estão saindo. E a iniciativa desse grupo é importante para resgatar, incentivar e diversificar a atividade econômica no meio rural. Temos o café, temos o mel e temos a terra fértil. E o prefeito Noboru e o secretário Ronaldo se colocaram à disposição para atender esas demandas”.

APOIO À PRODUÇÃO

Noboru Tomiyoshi diz que a agricultura familiar é uma atividade econômica essencial para o desenvolvimento socioeconômico sustentado do meio rural em Colíder. Para o prefeito, levar apoio e orientação ao pequeno agricultor ajuda a diversificar, desenvolver e comercializar a sua produção nas propriedades rurais do município.

“Nós nos colocamos à disposição naquilo que for necessário para que a gente fortaleça agricultura familiar no nosso município. E nós precisamos da disposição dos representantes dessas entidades para garantir a produção na pequena propriedade rural de Colíder e a geração de emprego e renda no campo”, pontua Noboru.

Ronaldo Vinha ressalta que a agricultura familiar tem grande potencial para avançar e contribuir para o fortalecimento da economia rural em Colíder. “E a Prefeitura de Colíder tem como prioridade garantir apoio aos pequenos produtores do município. Gera produção, gera renda e gera riqueza no campo. A finalidade da reunião foi discutir essa iniciativa que tem potencial para fomentar a agricultura familiar em Colíder”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024