Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

COM 17 VOTOS: AL aprova PEC que antecipa eleição da Mesa Diretora

Com 17 votos favoráveis “PEC do respeito” é aprovada em 1ª votação

13 de Março de 2020 as 07h 00min

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em primeira votação na manhã de quarta-feira (11) a Proposta de Emenda à Constituição que altera a data da eleição da Mesa Diretora da Casa que está prevista para o mês de setembro. O objetivo da mudança e dar a oportunidade da deputada Janaina Riva (MDB), de participar do pleito antes dela se afastar do mandato por causa da licença maternidade.

O deputado Ulysses Moraes (PSL) na semana passada já havia pedido vista da PEC com o intuito de atrasar a decisão para que Janaina não pudesse disputar. Mas a mobilização da maioria dos parlamentares foi favorável à deputada.

17 dos 24 deputados votaram favoráveis pela antecipação da eleição, classificando como sendo um direito dela como mulher de participar da disputa.

O projeto apresentado pelo presidente Eduardo Botelho (DEM), ficou conhecido como “PEC do respeito”. O deputado Xuxu Dal Molin (PSC), corroborou a ideia. “Não se trata de favorecimento pessoal, mas sim do respeito mínimo que nós, 23 deputados, temos que ter com única mulher do Parlamento para que ela tenha direito à sua licença-maternidade”, explicou.

Outro deputado que se manifestou favorável à Janaina foi João Batista (Pros) que ao fazer uso da tribuna disse não ver prejuízo com a antecipação da eleição.

“Não vejo prejuízo, até porque um mês não vai alterar o resultado da eleição. Ao contrário, estamos em um ano eleitoral para os municípios em que temos que estar presentes em nossas bases e a eleição da mesa em setembro iria impactar diretamente na articulação dos deputados em suas bases”, disse.

Para a própria parlamentar, o apoio da grande maioria dos colegas reforça a garantia dos direitos das mulheres e refutou qualquer manifestação de manobra.

“A PEC nunca foi uma manobra, mas tentaram usar isso para que ela não fosse aprovada. O único objetivo era preservar a minha licença-maternidade e acho que agora ficou muito claro para os deputados. O deputado Wilson Santos sugeriu a apresentação de uma emenda definindo a data para que não seja deixado em aberto e agora vamos trabalhar nisso. Estamos em um ano de eleições municipais, então acho que favoreceria muito mais os deputados se a eleição da mesa fosse ao final do primeiro semestre, antes do recesso, do que às vésperas do pleito eleitoral”, finalizou.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024