Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 16 de Abril de 2024

Noticias

COMBATE AO CORONAVÍRUS: Universidade Federal do Tocantins produz protetores faciais para profissionais da saúde

Para ajudar na produção, universidade solicita empréstimo de impressoras 3D e doação de acetato

04 de Abril de 2020 as 09h 00min

Foto: Kleber Abreu/Sucom/UFT

Para ajudar os profissionais de saúde pública no combate ao novo coronavírus (Covid-19), pesquisadores e professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estão produzindo protetores faciais com impressão 3D, por meio do Projeto Higia. A produção dos protetores está sendo feita no Laboratório Audiovisual do Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição.

A impressora 3D produz a haste que dá suporte e prende a folha de acetato, que fica na frente como proteção. O acetato usado foi obtido por doação da comunidade externa à UFT. A expectativa é produzir aproximadamente cinco mil máscaras. Para que isso seja possível, a UFT fez um acordo com o Ministério Público do Trabalho de Araguaína (TO), que vai possibilitar a compra de mais equipamentos e matéria-prima.

“A situação emergencial exige conhecimento técnico aplicado, criatividade, decisões rápidas e desburocratizadas, para fazer melhor uso dos recursos em curto espaço de tempo. O uso de impressoras 3D para a produção de Equipamentos de Proteção Individual tem se mostrado uma ação assertiva de pesquisadores, estudantes e voluntários em várias partes do Brasil, demonstrando a relevância da ciência e a função social da universidade”, destacou a pesquisadora Patrícia Orfila.

A UFT está aceitando empréstimo de impressoras 3D para ajudar na produção dos protetores. “Pedimos à comunidade acadêmica e externa que se tiverem o equipamento e a disponibilidade que, por favor, nos procurem para que possamos dar velocidade à produção”, solicitou o professor Warley Gramacho, que também confecciona os protetores.  

Veja Mais

Exportações de milho sobem em MT

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 12h 18min


Maninho articula com Jayme recursos para construção de 200 apartamentos em Colíder

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 11h 17min


Via Brasil BR-163: fique ligado na programação de manutenção nas BRs 163 e 230

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 10h 16min


Jornal Online

Edição nº1274 16/04/2024