Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

COMEÇA HOJE: Saiba tudo sobre o Mato-grossense 2020 Regulamento e formato foram mantidos com turno único e quartas, semis e decisão

Cuiabá e Operário VG fizeram a final em 2019

21 de Janeiro de 2020 as 07h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

Olhar Esportivo

O Campeonato Mato-grossense 2020 começa nesta terça-feira (21) com três jogos: União x Mixto (Luthero Lopes), Luverdense x Dom Bosco (Passo das Emas) e Operário-VG x Poconé (Dito Souza). Outros dois jogos completam a rodada na quarta (22): Cuiabá x Nova Mutum e Sinop x Araguaia.

O confronto de quarta-feira às 20h10 na Arena Pantanal, entre Cuiabá e Nova Mutum, envolve os atuais campeões da Primeira Divisão e da Segunda Divisão, respectivamente. Todos os jogos da primeira rodada acontecerão às 20h10.

A primeira alteração já ocorreu antes mesmo de começar. O jogo entre Sinop e Araguaia estava marcado para terça (21), porém, foi alterado para quarta, segundo a FMF, por questões de logística.

Com pouco mais de três meses de duração, a primeira fase do Mato-grossense vai até dia 15 de março. Pelo regulamento, os times se enfrentam todos contra todos em turno único, com os mandos de campo definidos no arbitral. Os oito primeiros times avançam às quartas de final. Os dois piores serão rebaixados.

O mata-mata começa logo após e vai até a segunda quinzena de abril, com jogos de ida e volta, sendo os decisivos na casa dos quatro times primeiros colocados na primeira fase. Também haverá a disputa de terceiro lugar.

Os finalistas garantem vagas na Copa do Brasil e Copa Verde de 2021. A princípio, os dois times que chegarem mais à frente, exceto o Cuiabá que está na Série B, garantem vagas na Série D de 2021.

 

CLÁSSICOS

O primeiro clássico intermunicipal de 2020 está marcado para a primeira rodada, quando União e Mixto se enfrentam no Luthero Lopes. O primeiro clássico municipal já acontece logo na segunda rodada, com a rivalidade entre Mixto x Cuiabá, às 17h, na Arena Pantanal.

Outro jogo considerado clássico intermunicipal acontece na terceira rodada, entre Luverdense e Cuiabá, os dois últimos times que conquistaram título do certame. Cuiabá e Operário-VG reeditam a final do ano passado na quarta rodada. Na quinta rodada, Mixto e Operário-VG realizam o clássico dos milhões. Ambos na Arena.

O “Clássico Vovô”, entre Dom Bosco e Mixto, mais antigo da capital, e o clássico do Nortão, com Sinop e Luverdense, serão na sétima rodada, reta final da primeira fase.

 

QUEM SUBIU?

O Nova Mutum, campeão, e o Poconé, vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mato-grossense em 2019, conquistaram suas vagas para a elite do futebol Estadual em 2020. O Nova Mutum é debutante na competição.

 

HEGEMONIA

O Cuiabá está com extrema hegemonia no estado. De 2011 para cá, o clube Auriverde venceu sete das nove disputas, inclusive foi tricampeão consecutivo duas vezes (2013/2015 e 2017/2019). O Luverdense é o único que conquistou títulos nesses intervalos, em 2012 e 2016. O outro do Verdão do Norte foi em 2009.

 

JEJUM DE TÍTULOS

Fora Cuiabá e Luverdense, o União foi o último a conquistar o troféu do Estadual, em 2010, único título do Colorado, que já chegou em outras nove finais. Os três clubes entre os mais tradicionais do estado estão nos seus maiores jejuns de títulos da história. O Mixto, maior campeão com 24 títulos, está há 12 anos na fila, conquistou pela última vez em 2008.

O Operário VG, tradicional Chicote da Fronteira com 13 títulos conquistados, foi campeão em 2002 e está há 18 anos de jejum. Em 2006, o Operário FC Ltda foi o campeão.

O Dom Bosco, clube mais antigo do estado, com 95 anos completados em janeiro, tem seis títulos, mas não conquista nenhum desde 1991. São quase 30 anos na tentativa.

O Sinop, tricampeão da competição, completou o aniversário de 20 anos do último título Mato-grossense na temporada passada. O Galo do Norte chegou nas recentes finais de 2016, 2017 e 2018, mas ficou com os vice-campeonatos.

Araguaia, Nova Mutum e Poconé não conquistaram título Estadual da Primeira Divisão.

 

ARBITRAGEM

Visando a qualificação do quadro de arbitragem da Federação Mato-grossense de Futebol, foi adotado um novo sistema de divisão de categorias para os árbitros. Em pré-temporada realizada, os árbitros foram avaliados nos testes físicos e teóricos pela Comissão de Arbitragem, com notas individuais, classificados de acordo com o seu desempenho, sendo inseridos nas categorias A, B e C.

Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem da FMF, Coronel Altair Magalhães, o intuito da nova medida é aumentar o nível de qualificação dos árbitros e minimizar o índice de erro durante as partidas.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024