Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

COMUNICAÇÕES: Ministro diz que 5G trará uma mudança de vida na população

Fábio Faria também comentou que um dos desafios é avançar na inclusão digital

24 de Julho de 2020 as 10h 00min

Foto: Agência Brasil

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que avançar na inclusão digital da população brasileira é um dos desafios da pasta para os próximos dois anos. O ministro deu a declaração em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (23), após participar do programa especial de 85 anos da A Voz do Brasil.

“É um desafio grande da nossa parte. Não é fácil porque o Brasil é um País de tamanho continental, muito extenso”, disse. “Iremos buscar dinheiro na Economia, o que puder ser feito, parcerias com as teles, enfim. Iremos tentar vencer essa barreira aos poucos”, afirmou. “É um desafio nosso, espero que nesses dois anos a gente possa avançar bem nesse sentido”, completou Fábio Faria. Em seu discurso de posse, em junho, o ministro havia declarado que será uma prioridade fazer o processo de inclusão digital avançar a passos largos.

Em entrevista à EBC, o ministro destacou a importância do acesso à internet durante a pandemia do novo coronavírus para que as pessoas possam estudar, trabalhar e manter as relações sociais. “Nós temos que nos colocar no lugar das pessoas que não têm internet. Imagine como está a vida delas sem que o filho possa estudar, sem que possa trabalhar, sem que ele possa visitar os avós virtualmente”, afirmou.

Internet mais rápida

O ministro Fábio Faria também falou sobre a tecnologia 5G, que representa a futura geração de telecomunicação móvel, afirmando que esse será um assunto de destaque no Brasil em 2021. Segundo ele, essa tecnologia vai ter impacto no processo de inclusão digital da população e na economia do País.

“Tem uma mudança de vida. O 5G vai trazer telemedicina, vai trazer cirurgia à distância, vai trazer os veículos autônomos. Ele não traz só velocidade para você baixar um vídeo, fazer um download na internet. Isso vai ter um impacto muito forte na economia”, disse o ministro das Comunicações. “Tenho certeza que, a partir do primeiro semestre do ano que vem, quando isso ocorrer no Brasil, terão vários investimentos que virão junto. Eu diria que vai dominar bastante a pauta de 2021 no Brasil essa questão do 5G”, completou Fábio Faria.

Também ao tomar posse, o ministro citou a importância de implementar a infraestrutura para o 5G, afirmando que a tecnologia permitirá uma banda larga móvel de altíssima potência e qualidade com impacto no acesso ao conhecimento.

Imagem do Brasil no Exterior

Com a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) sob o comando do Ministério da Comunicações, o ministro Fábio Faria disse que trabalha na elaboração de uma medida provisória para aprimorar a divulgação da realidade do Brasil no exterior. “É um grande desafio também da nossa parte, com certeza”, disse.

Veja Mais

Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024