Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

COMUNIDADE RURAL Produtores perdem plantação e animais após queimada

Produtores plantam caju, abacaxi e criam animais, mas quase todas as plantações foram queimadas

06 de Setembro de 2019 as 00h 00min

Focos de incêndio atingem comunidade de São Jerônimo, entre Cuiabá e Chapada — Foto: Reprodução

DA REPORTAGEM

 

Moradores da comunidade São Jerônimo, um loteamento de pequenos produtores rurais localizado entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães, denunciam que mais de 2,5 mil hectares já foram atingidos por queimadas desde a semana passada.

O fogo derreteu até as caixas d’água. Parte do gado ficou sem pasto e os criadores tiveram que comprar ração para alimentá-los. Os produtores rurais da comunidade plantam caju, abacaxi e criam animais, mas quase todas as plantações foram queimadas.

A produtora rural Daniela Marques de Almeida estava na cidade quando foi avisada do fogo e correu pra o local. Ela diz que os moradores não conseguem dormir à noite. “Tem dois ou três dias que a gente não dorme, porque se a gente vê uma fumacinha vindo, já ficamos desesperados, questionando de onde será que está vindo, e nos preocupamos se vai chegar até a gente”, diz.

Além da mata seca, muitas casas são de madeira, e isso aumenta o risco. Duas pontes de madeira foram totalmente queimadas e desapareceram. Em uma delas, a Prefeitura de Cuiabá improvisou uma passagem no leito do rio, que está seco, pra que os moradores da comunidade não fiquem isolados.

O produtor rural Thomaz Aquino não teve a casa atingida, mas passou três dias combatendo o fogo para ajudar os vizinhos. Ele disse que a maior dificuldade foi a falta de recursos para enfrentar as chamas. Tudo foi feito no improviso. “Usamos baldes, abafadores improvisados e até regadores para apagar as chamas, mas estamos com pouca água”, disse.

Ele contou que o prejuízo dos moradores foi grande, porque perderam grande parte da produção. No início da noite de terça-feira (3), um novo foco de incêndio apareceu em uma área próxima. E no cerrado, o fogo de alastra rapidamente.

 

SETE MIL

HECTARES

As queimadas em Mato Grosso não estão destruindo apenas terras indígenas. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos do Estado também vem sofrendo com o fogo que já destruiu 6.540 mil hectares de sua área.

A falta de chuvas, ventos fortes e muito calor, que vem deixando a amena Chapada dos Guimarães com temperaturas de 38 graus sofrendo com os incêndios em seu cerrado, como ocorre em outros pontos do Estado, notadamente na região amazônica. Bombeiros e o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio) estão tentando há uma semana controlar o incêndio que começou próximo ao Rio Mutuca e se alastrou. Aeronaves também estão sendo usadas para combater o fogo.

“São várias frentes de incêndio. O setor leste, setor oeste e setor sul. Temos equipes de terra e os dois aviões fazendo um trabalho combinado para combater esse incêndio”, explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Saboia.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024