Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 31 de Outubro de 2025

Noticias

COMUNIDADES XAVANTES: Funai incentiva atividades produtivas

Atividades são desenvolvidas pelos índios da etnia

08 de Abril de 2021 as 10h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Coordenação Regional (CR) Ribeirão Cascalheira, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) no nordeste do estado do Mato Grosso, vem apoiando diversas atividades produtivas desenvolvidas por comunidades indígenas da etnia Xavante que vivem região.

Uma delas é a coleta de sementes, frutos e batatas tradicionais na aldeia Santa Cruz da Terra Indígena (TI) Pimentel Barbosa. A sementes coletadas são selecionadas para o plantio ao redor das casas e em áreas de enriquecimento e recuperação, como roças antigas, nascentes e córregos que abastecem a aldeia.

A comunidade começou a se organizar e buscar formação para ter autonomia sobre os processos da cadeia produtiva de sementes em 2013 e segue aprimorando o manejo, volume e qualidade da produção, estimulando o plantio direto na Terra Indígena, garantindo para as futuras gerações o trabalho com as sementes do Cerrado.

Também na TI Pimentel Barbosa, a Funai apoia, em parceria com a prefeitura de Canarana, a lavoura de milho. A produção contribui para a segurança alimentar e nutricional de famílias indígenas de diversas aldeias da região.

Outra atividade que recebe o incentivo da Funai é a avicultura na aldeia São Joaquim, em Canarana. A iniciativa de criação de frango partiu da própria comunidade e conta com o apoio de outros parceiros, como a prefeitura local.

A CR apoia ainda a coleta e venda de castanha do baru por mulheres Xavante das aldeias Tritopa e Santa Rita, da TI Areões. A atividade é uma importante fonte de renda para a comunidade. A Funai presta apoio logístico ao projeto no transporte das indígenas às áreas de coleta, além de colaborar com a aquisição e entrega de insumos, ferramentas e materiais, utilizados tanto no plantio quanto na coleta e quebra do baru.

Veja Mais

Lucas avança na implantação de sistema de saúde digital

Publicado em 31 de Outubro de 2025 ás 06h 49min


Cientista fala sobre tecnologia, agricultura e monitoramento ambiental no Podcast 3 Irmãos

Publicado em 31 de Outubro de 2025 ás 05h 48min


OAB Mato Grosso atua desde o começo na mudança da BR-163

Publicado em 31 de Outubro de 2025 ás 04h 48min


Jornal Online

Edição nº1665- 31/10/2025