Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

CONFLITO ENTRE GOVERNOS: Mendes responde Bolsonaro sobre desafio

Governadores estão classificando o desafio feito por Bolsonaro como uma “bravata”

08 de Fevereiro de 2020 as 12h 00min

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Depois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desafiar os governadores a zerarem o imposto estadual sobre o combustível para aí zerar também os tributos federais, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) praticamente disse que Bolsonaro está jogando para a torcida, pois o discurso é muito bom, mas na prática não é bem assim que funciona, se tornando impossível de ser colocada em prática pelos gestores estaduais.

“A colocação feita pelo presidente Jair Bolsonaro é muito boa de ouvir, mas na prática é impossível de ser implementada. O ICMS dos combustíveis representa 25% da nossa receita própria. São 25% da receita do Estado de Mato Grosso. Já o PIS e Cofins do Governo Federal representam 2% da receita da União”, afirmou.

Em cima da explicação de falta de proporcionalidade no desafio lançado pelo presidente da República, Mendes em conversa com os jornalistas fez uma comparação bem-humorada.

“Então, ele propõe que os estados cortem 25% enquanto ele corta 2%. Se me permitirem uma brincadeira: seria como chegar e pedir para cortar a sua perna que eu corto o meu dedinho. Então, fazer essa proposta é muito boa de ouvir, mas na prática não dá para fazer”, acrescentou.

Além do governador mato-grossense, outros vêm fazendo o mesmo tipo de discurso que Mauro Mendes. Classificando o desafio feito por Bolsonaro como “pura bravata”, já que ele sabe que o desafio é impossível de ser concretizado.

Para atender ao desafio de Bolsonaro, Mendes vê apenas uma alternativa “viável”. Se o Executivo pudesse cortar os salários de todos os servidores públicos e o orçamento enviado aos demais poderes.

“Se a Assembleia Legislativa falar que topa cortar 25% do duodécimo deles, se o Tribunal de Justiça topar cortar 25% do duodécimo e se os servidores toparem cortar 25% dos seus salários, ok. Se toparem cortar 25% das obras que estão sendo feitas, ok. Se todo mundo topar...”, disse.

Mendes ainda jogou uma pergunta no ar e fez questão de respondê-la na sequência.

“Eu devolvo a pergunta: é possível cortar 25% do salário dos servidores? Não. Das obras que estamos fazendo? Não, porque precisamos fazer mais. É possível cortar 25% dos investimentos que estamos fazendo na Saúde? Não”, completou.

Veja Mais

App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Humor e solidariedade vão fazer parte do leilão da APAE Marcelândia

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 11h 35min


Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024