Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

CONFRESA: Lockdown atinge agricultura familiar

Número de abates de bovinos foi reduzido pela metade, segundo a Prefeitura

16 de Junho de 2020 as 06h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O decreto de “lockdown” em Confresa entrou em vigor esta semana. Segundo o prefeito Ronio Condão, a decisão levou em conta o número de casos de Covid-19. O decreto também atinge o agro.

“A agricultura familiar foi a mais atingida, porque houve fechamento total das feiras, comprometendo a comercialização de hortifrutigranjeiros. Já a agricultura mecanizada não foi afetada pela medida. Quanto à pecuária, houve diminuição de 50% no número de abates no frigorífico instalado na cidade”, explica o prefeito de Confresa.

Ele diz ainda que há uma equipe do município avaliando a possibilidade de “flexibilização ao final dos quinze dias de lockdown impostos pelo decreto”, mas que isso “irá depender muito dos números da saúde na cidade”.

Desde o início da pandemia, os produtores rurais têm adotado medidas preventivas contra a Covid-19 e têm reforçado os cuidados agora durante a colheita, quando a circulação de pessoas aumenta nas fazendas. Com o avanço no número de casos da doença em Mato Grosso – e, consequentemente – a implantação de medidas mais restritivas em alguns municípios, a preocupação fica maior. Tanto com a saúde no campo, quanto com os reflexos para o setor.

“O campo está em plena colheita da safrinha. O transporte da produção não foi prejudicado pelo ‘lockdown’. Mas, de qualquer forma, essa é uma situação gravíssima para nós. O agronegócio também se sente prejudicado”, destaca O presidente do Sindicato Rural de Confresa, Biraja Meireles Capuzzo.

“Isso impacta negativamente as atividades agropecuárias de toda região. Confresa concentra a maior parte das revendas, oficinas, armazéns, além do frigorífico. E o abate de gado da região também já foi prejudicado. A nossa preocupação agora também é com o risco de a doença chegar no campo, nas fazendas”, alerta o presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre do Norte, Alessandro Pires Leandro.

Um dos responsáveis pela pesquisa, o professor Moises Cecconello explica que dois fatores podem alterar esta projeção. “Um deles é a subnotificação. Há evidências de que existe subnotificação, pessoas que contraem a ‘Covid’ mas não apresentam sintomas e acabam não procurando o sistema de saúde e portanto não entram nas estatísticas. Nós não levamos em conta a subnotificação no estudo. Outro fator importante é a adesão da sociedade ao isolamento social, que é a única maneira de evitar a evolução da doença no estado”, reforça.

Se a pesquisa for confirmada, o estado estará no auge da pandemia às vésperas do início do plantio da safra de soja. O que reforça a importância da permanência do alerta e da continuidade das medidas preventivas no campo. A agricultora Roseli Giachini endossa o recado: “o alerta nosso do setor é para que estes profissionais que transitam tenham mais cuidado, usem a máscara, façam higienização correta, evitem aglomerações. Porque ninguém é exceção! Nós estamos bastante preocupados diante deste aumento do número de casos em Mato Grosso”, enfatiza.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024