Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

CONSCIENTIZAÇÃO: Mato Grosso pode instituir Semana Estadual de Conscientização da Psoríase

Atualmente, a psoríase atinge 125 milhões de pessoas no mundo, sendo cerca de 5 milhões de brasileiros.

27 de Setembro de 2019 as 08h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

Aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei 387/2019, de autoria do deputado Romoaldo Júnior (MDB), que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Psoríase, a ser decretada anualmente na semana do dia 29 de outubro, Dia Internacional de Conscientização da Psoríase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil (ONG Psoríase Brasil), atualmente a psoríase atinge 125 milhões de pessoas no mundo, sendo cerca de 5 milhões de brasileiros. A doença é crônica, inflamatória, sistêmica, mas pode ser controlada com tratamento adequado e não é contagiosa.

 “É um problema que tem que ser discutido, pois provoca discriminação, por falta de informação. Muito mais que um transtorno estético, pode causar uma série de impactos negativos na vida do doente, como depressão, discriminação social e até profissional”, advertiu o parlamentar.

A causa da doença ainda é desconhecida, pode surgir em qualquer fase da visa, sendo mais frequente o seu aparecimento antes dos 30 anos, ou após os 50. Em se tratando de preconceito, Romoaldo ilustra que um adulto já pode ter inúmeras dificuldades em conviver com ela, o que dizer de uma criança?

“É importante explicar para a criança que a psoríase é só um detalhe em sua vida, não é o que a define. É fundamental que os pais ajudem o filho a entender sua condição, para que ele saiba como agir nos momentos de crise, quando aparecem as escamações, que podem causar constrangimento. Ele também precisa entender que outras crianças podem agir de forma nem sempre simpática e saber como reagir a isso”, resumiu.

Pesquisa mundial encomendada sobre o assunto pela indústria farmacêutica revela que o Brasil é líder em preconceito: 96% dos entrevistados afirmaram ter sido vítimas de humilhação e discriminação em razão da enfermidade. A média global é de 84%. Países latinos, como México e Argentina, tiveram índices melhores, abaixo inclusive da média global.

“O nosso projeto visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com a doença. O preconceito contagia, a psoríase não. Temos que desmistificá-la, conscientizando a população que tem de procurar um especialista, e de que não se trata de um problema transmissível. Vamos combater esse estigma!”, concluiu o emedebista, que sempre defende projetos voltados à saúde.

Veja Mais

Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Flamengo: estratégia contra altitude para não sofrer com “mal agudo da montanha”

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 10h 55min


Ministério acata recomendação de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 09h 54min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024