Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

CONTRA CENSURA: Promotor cola cartaz em gabinete em protesto contra remoção de grafite

Segundo a prefeitura, a imagem da ativista foi feita de forma indevida no viaduto

03 de Outubro de 2019 as 07h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O promotor de Justiça de Cuiabá Alexandre Guedes colou um cartaz com o grafite da ativista Greta Thunberg na parede do gabinete dele como forma de protesto, após a Prefeitura de Sinop anunciar a remoção da pintura gravada no viaduto São Cristóvão, no fim de semana.

Ele publicou em suas redes sociais uma foto do cartaz colado na Promotoria. “Proibiram em Sinop, mas mandei colocar na parede da promotoria. O bom da arte é isso. Você tenta apagar, mas ela se reproduz”, diz, na postagem. A atitude do promotor foi elogiada pelos internautas nos comentários.

 

GRAFITE

PROIBIDO

Segundo a prefeitura, a imagem da ativista foi feita de forma indevida, pois não segue o combinado no projeto e deverá ser coberta por outro desenho nesta semana. O gestor de Cultura e Eventos da Prefeitura de Sinop, Daniel Coutinho, disse que a pintura no viaduto faz parte de um projeto da prefeitura com o intuito de promover a cultura local.

Conforme o projeto, a proposta dos grafiteiros locais era a revitalização do viaduto central e o da região de São Cristóvão, com imagens que ressaltassem a fauna e a flora de Mato Grosso.

Segundo Coutinho, no projeto, não havia autorização para pintura de rostos. “O grafite foi finalizado no domingo à noite, quando a equipe da Prefeitura já havia saído do local. Nos reunimos com os grafiteiros e explicamos que eles saíram fora do combinado. Agora eles farão outro desenho com elementos que atenda ao projeto”, explicou.

 

POLÊMICA

E PICHAÇÃO

A arte finalizada no domingo (29) causou polêmica na cidade e foi alvo de pichação na segunda (30). A Prefeitura informou que a pintura causou muitas discussões e acabou gerando revolta em algumas pessoas que não concordaram com a imagem gravada em via pública. “Não estava previsto grafites com imagens de pessoas. Pessoas tem ideologias e nossa proposta foi de enaltecer a fauna e a flora local”, argumentou Coutinho.

 

GRETA

THUNBERG

A sueca de 16 anos ficou conhecida depois de um discurso em defesa do meio ambiente e de combate às mudanças climáticas, durante a abertura da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 21, nos Estados Unidos.

Desde que se tornou protagonista do combate às mudanças climáticas, a ativista Greta Thunberg vem dividindo opiniões. Também se tornou o mais novo alvo da onda de informações falsas que circula nas redes sociais. Muitos desses boatos e ataques importados de outros países chegaram inclusive ao Brasil.

O filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, foi um dos que aderiram à campanha de desinformação contra Greta, publicando em seu Twitter uma imagem em que ela faz uma refeição em um trem enquanto é observada por crianças africanas do lado de fora. Trata-se de uma montagem.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024