Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

COOPERAÇÃO: Comitê do Japão visita Sinop para conhecer o agronegócio da região

As potencialidades de Sinop mais uma vez chamam a atenção dos olhos internacionais.

16 de Janeiro de 2020 as 16h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

As potencialidades de Sinop mais uma vez chamam a atenção dos olhos internacionais. Pela manhã desta quinta-feira (16), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, recebeu em seu gabinete uma comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que vieram conhecer a região, suas potencialidades e o agronegócio a fim de realizar um estudo de logística e mercado para propor um programa de cooperação técnica.

Segundo Daniel Brolese, este grupo preocupado com a segurança alimentar global disponibiliza, através desta cooperação técnica, tecnologia de precisão e recursos financeiros. "É uma parceria com o Governo Federal para o desenvolvimento tecnológico, através da agricultura de precisão e soluções em logística. É muito importante este intercâmbio, pois este grupo é especialista em agricultura inteligente e disponibilizam uma cartela de financiamentos, para quem quer investir nesta área. Eles vieram buscar informações e conhecer as potencialidades da nossa região e este contato é muito importante para o nosso agronegócio", ressaltou.

O secretário apresentou as potencialidades do município como cidade polo em prestação de serviço, saúde, educação e do agronegócio para a macrorregião que engloba 32 municípios circunvizinhos. Os investimentos, que em breve acontecerão como o Ferrogrão, que vai conectar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, chamaram bastante a atenção da comitiva. Entretanto, os pequenos produtores e a agricultura familiar também estiveram em pauta na reunião, com propostas para desenvolvimento.  

De acordo com Nobuyuki Kimura, da JICA em Brasília, o trabalho proposto pela JICA, além de oferecer uma agricultura inteligente, é acompanhar toda a cadeia produtiva, desde a produção até a distribuição. "O nosso objetivo é contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Cada projeto é voltado para as necessidades específicas de cada região, mas voltados com a preocupação na segurança e na questão ambiental", informou.

Participaram da reunião o Diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da JICA em Tóquio, Kota Sakaguchi; o Conselheiro em Agricultura da JICA Matriz, Yutaka Hongo; o consultor de Agricultura da empresa CKC consultoria, Isso Dojun; e, ainda, o representante Sênior da JICA no Brasil, Shinji Sato.

 

Em 2019, representantes da JICA também visitaram Sinop e participaram de reuniões com representantes da Prefeitura de Sinop.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024