Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

CORONAVÍRUS: Entrega do comprovante da vacinação contra a febre aftosa poderá ser feita online

Medida foi tomada em decorrência da proliferação do novo coronavírus no País; calendário de vacinação continua o mesmo

30 de Março de 2020 as 09h 00min

Foto: Agência Brasil

A campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa vai seguir o calendário previsto, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No entanto, em decorrência do novo coronavírus, criadores de animais bovinos e bubalinos terão um prazo maior para enviar a comprovação da vacina aos órgãos sanitários dos estados. O objetivo da ação é evitar a aglomeração de proprietários e impedir a disseminação do vírus.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda. Os principais sintomas da doença são febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, com sete tipos diferentes, que pode se espalhar rapidamente no animal infectado. 

A orientação do Mapa neste momento é que criadores optem por entregar comprovação da vacinação contra a doença, preferencialmente, por meios eletrônicos e não por meio presencial. Caso o proprietário tenha algum impedimento, a comunicação presencial poderá ser postergada por um tempo determinado e pactuado entre todas as partes envolvidas com o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) no estado ou no Distrito Federal.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também recomenda que a aquisição da vacina contra a febre aftosa deve ser adquirida junto às revendedoras agropecuárias por telefone ou o outro meio de comunicação a distância disponível.

O ministério vai disponibilizar informações e tirar dúvidas de vendedores e criadores por meio do e-mail: pnefa@agricultura.gov.br.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024