Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

CORONAVÍRUS: Governo anuncia teste de remédio que demonstrou 94% de eficácia in vitro

Ministério Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações anuncia pesquisas brasileiras promissoras contra a Covid-19

16 de Abril de 2020 as 13h 00min

Foto: Júlio Nascimento/PR

O Ministério Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (15), algumas pesquisas brasileiras que se destacam em busca de soluções de combate ao coronavírus. Uma pesquisa em andamento é sobre um remédio promissor contra a Covid-19, que começará a ser testado em 500 pacientes nas próximas semanas, segundo o ministro Marcos Pontes. Em análises in vitro, o medicamento reduziu em 94% a carga viral nas células infectadas pelo coronavírus. A estimativa é de que os resultados dos estudos clínicos em pacientes sejam concluídos até a metade do mês de maio.

O ministro Pontes citou uma outra pesquisa, que conta com investimento do Governo Federal, e está relacionada à vacina BCG, usada contra a tuberculose. O Ministério repassou cerca de R$ 600 mil, que devem ser investidos em estudos clínicos para essa pesquisa. A intenção é testar se vacinados são mais resistentes ao coronavírus. Alguns dados recentes têm demonstrado que países que mantém o uso da BCG apresentaram menores proporções de Covid-19 em comparação a países que suspenderam o uso da vacina.

A ideia é avaliar se o composto selecionado é eficaz e seguro para que seja recomendado como tratamento. Seguindo o protocolo clínico, serão testados pacientes com mais de 18 anos, com pneumonia inicial e sintomas típicos da doença. Parte do grupo receberá placebo, e outra parte receberá o medicamento para avaliar sua eficácia. O tempo de avaliação de cada paciente será de 14 dias.

O nome do medicamento selecionado será mantido em sigilo até que os resultados dos testes clínicos demonstrem a sua eficácia em pacientes. O que se pode adiantar é que o fármaco tem baixo custo, ampla distribuição em território nacional, não provoca efeitos colaterais graves e pode ser usado por pessoas de diversos perfis, inclusive em formulações pediátricas.

“Os testes clínicos funcionando perfeitamente, aproximadamente pelo meio de maio a gente tem uma ferramenta muito efetiva para combater essa epidemia aqui no Brasil, e resolver todos esses problemas. De novo: ciência e tecnologia é o caminho para a gente vencer tudo isso. É através da ciência e tecnologia que a gente consegue atacar a causa do problema e ter esse resultado”, destacou o ministro Marcos Pontes durante coletiva. 

Veja Mais

Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 08h 12min


Projeto de polinização alia biodiversidade à agricultura sustentável

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 07h 08min


Gabigol protagonizou polêmicas e perdeu espaço no Flamengo em um ano

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 06h 09min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024