Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

CORONAVÍRUS: Governo Federal detalha ações emergenciais para minimizar os efeitos do coronavírus

Ministros informaram medidas implantadas na área de Saúde, Direitos Humanos, Energia e Turismo

06 de Abril de 2020 as 09h 00min

Foto: Isac Nóbrega/PR

Em coletiva à imprensa, realizada nesta quinta-feira (2), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) os ministros: da Saúde, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; de Minas e Energia e do Turismo informaram as ações emergenciais do Governo Federal para atenuar os impactos do novo coronavírus (Covid-19) no País.

Confira abaixo algumas ações 

Saúde

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou o lançamento de um painel online para acompanhar a quantidade de leitos e insumos, como testes, máscaras, luvas, entre outros, disponibilizados em cada estado. O intuito é dar transparência às ações e esforços no combate ao coronavírus no País. Até o momento, o Ministério da Saúde repassou 40 milhões de itens a estados e municípios. Para saber mais acesse: saude.gov.br/coronavirus

Mandetta também informou que assinou na quarta-feira (1) contrato para aquisição de 8 mil respiradores com a expectativa de entrega em 30 dias. 

Direitos Humanos

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, apresentou as ações integradas com ministérios, estados e municípios com foco na garantia de direitos e combate à violência. A mais recente delas é o lançamento de plataformas digitais dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH).

Segundo o ministra, o Disque 100 abriu canal específico para atender à demanda de denúncias de violações dos direitos humanos relacionadas ao novo coronavírus. O serviço, entre os dias 17 e 25 de março, recebeu mais de 7 mil ligações e já registrou quase mil denúncias referentes ao tema."Todos nós estamos trabalhando incansavelmente e buscando soluções diante dos novos desafios. Com essas medidas, queremos ampliar a rede de acolhimento e proteção dos direitos humanos para garantir a efetividade das políticas públicas", ressaltou a ministra.

O ministério vai disponibilizar ainda uma cartilha de prevenção a acidente doméstico com crianças e idosos. "Nós estamos temendo que tenha um número maior de acidentes domésticos neste período em que as crianças estão brincando dentro de casa. Estamos chamando a atenção dos pais cuidado redobrado com as crianças. É uma preocupação muito grande nossa com acidentes domésticos com idosos e crianças", informou a ministra.

Energia

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o ministério está trabalhando com todos os órgãos e empresas vinculadas ao setor elétrico, petróleo, gás e combustíveis. "Nós criamos comitês setoriais que se reúnem diariamente com os setores visando a garantia a segurança energética do país e abastecimento de combustíveis e minerais", completou.

O Ministério está trabalhando com todas as secretarias de infraestrutura dos estados e com organismos internacionais para troca de experiências, processos e soluções para dificuldades e desafios que surgem com a epidemia do coronavírus."De forma tranquilizadora, podemos dizer que a segurança energética do país está garantida, bem como o abastecimento de combustíveis e minerais," concluiu o ministro.

Turismo

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, ressaltou que o turismo brasileiro tem impacto de 8,1% de todo o PIB nacional. "O setor estava com crescimento muito importante ao longo de 2019. Conseguimos gerar 163% de emprego a mais que o ano de 2018 e de repente fomos surpreendidos com essa pandemia. Logo no primeiro caso identificado no Brasil, o Ministério do Turismo convocou o Conselho Nacional do Turismo (CNT) para que pudéssemos junto as entidades representativas do setor, debater as ações e possíveis impactos do setor de turismo no Brasil, que certamente foi o primeiro a ser impactado", afirmou.

O Ministério do Turismo informou que, junto com Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e a Caixa Econômica, irá possibilitar aos empreendedores do setor suporte financeiro através de linhas de crédito. Além disso, em parceria com o Ministério da Justiça, elaborou medidas que irão resguardar o direito dos consumidores e empresas do setor. Os consumidores terão direito a 100% de ressarcimento dos serviços contratados garantindo as empresas o prazo máximo de 12 meses após o fim da pandemia para efetuar o reembolso.

Veja Mais

Agro brasileiro e a luta dos "quatro cavaleiros do apocalipse"

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 20h 16min


Quinta-feira Santa é feriado? E como fica a Sexta-feira da Paixão?

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 18h 15min


Procons de MT planejam ações conjuntas em reunião técnica

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 16h 14min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024