Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

CORONAVÍRUS: Novas regras para simplificar e agilizar

compras públicas de insumos de saúde entram em vigor

24 de Março de 2020 as 06h 00min

Foto: Agência Brasil

A partir de sábado (21), ficou dispensada a licitação para aquisição de bens, serviços, inclusive de engenharia, e insumos de saúde destinados ao combate da pandemia do Covid-19. O Governo Federal estabeleceu novos procedimentos para simplificar e agilizar as compras públicas destinadas ao enfrentamento da emergência de saúde decorrente do coronavírus. De acordo com a Medida Provisória nº 926, a orientação não se restringe a equipamentos novos, desde que o fornecedor se responsabilize pelas condições de uso e funcionamento.

“Essas contratações podem estender-se desde itens de consumo em geral, como álcool gel, sabonete líquido, termômetros digitas e máscaras, a equipamentos mais complexos como respiradores”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. Segundo o secretário, caso seja necessário, também poderão ser contratados serviços auxiliares de saúde.

Para a realização destas contratações, será necessário atender a critérios como necessidade de pronto atendimento e existência de risco à segurança de pessoas, obras, prestação de serviços, equipamentos e outros bens, sejam eles públicos ou particulares. Por fim, a compra deve ser limitada, ainda, à parcela necessária ao atendimento da situação de emergência.

“A proposta é tornar as aquisições mais céleres durante este período, justamente para que estes itens não faltem ao povo brasileiro. Para isso, não será necessária, por exemplo, a elaboração de um estudo preliminar para a contratação de bens e serviços comuns. Todavia, isto não significa que as compras serão feitas sem observar os requisitos legais de controle e transparência”, explicou Heckert. 

Termo de referência
De acordo com o secretário, será admitida a apresentação de um termo de referência ou projeto básico mais simplificado. Nesse documento, devem constar informações como:


>> Declaração do objeto;
>> Fundamentação simplificada da contratação;
>> Descrição resumida da solução apresentada;
>> Requisitos da contratação;
>> Critérios de medição e pagamento; e
>> Estimativas dos preços obtidos.

Agilidade nas compras
Outra medida para agilizar os processos de compras está relacionada aos procedimentos licitatórios em modalidades como o pregão, seja ele eletrônico ou presencial. Caso seja uma aquisição de bens, serviços e insumos de saúde necessários ao enfrentamento da emergência, esses procedimentos terão seus prazos reduzidos pela metade.

Os contratos assinados durante a pandemia terão prazo de duração de até seis meses e poderão ser prorrogados por períodos sucessivos, enquanto for necessário.

Com informações do Ministério da Economia

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024