Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

COTA ZERO: Deputado destaca prudência e cobra dados técnico-científico do governo

Projeto do Estado que proíbe abate e transporte de peixes por 5 anos não será votado este ano

27 de Novembro de 2019 as 06h 30min

Foto: ELIEL TENORIO PEREIRA

Assessoria

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) considera prudente a decisão do governo do estado em adiar a votação do projeto de lei 668/2019 (Veja a íntegra aqui)  uma vez que, não há definições a respeito das políticas alternativas que poderão ser adotadas em prol dos pescadores. “Antes de ser votado, um estudo técnico cientifico que analise diversos aspectos”, comenta.

Denominado de Cota Zero, o projeto de lei de autoria do Executivo prevê a proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos. Ou seja, será proibido transportar, armazenar ou comercializar qualquer peixe pescado nos rios de Mato Grosso – independente da medida, espécie ou época do ano. Pescar e comer peixe, só no barranco do rio.

“Quero manifestar minha gratidão ao secretário chefe da Casa Civil e a prudência do governador Mauro Mendes pela decisão”, disse.

O parlamentar considera que o debate a respeito do projeto Cota Zero deve ser pautado pelo critério técnico científico e não por motivações meramente ideológicas e partidárias.

“É uma matéria complexa que exige pressupostos que não estão garantidos de como será indenização dos pescadores profissionais, valor,  por quanto tempo, a partir de quando. Diante da carência de estudos e a insegurança dos deputados em votar algo que não detém profundidade, o melhor foi adiar a votação”, disse.

O deputado Wilson Santos ainda ressalta que as instituições que promovem estudos e de representação da classe de pescadores deverão ser consultadas.

“O Conselho Estadual Da Pesca precisa ser ouvido, pois detém um projeto a respeito da pesca em Mato Grosso. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) é a única instituição que tem um estudo sério de longo prazo sobre estoque pesqueiro em Mato Grosso na bacia do Alto Paraguai. As bacias do Araguaia e da Amazônia em Mato Grosso não dispõem de nenhum estudo”.

Nos últimos meses, o deputado Wilson Santos patrocinou audiências públicas para discutir o impacto sócio econômico do projeto Cota Zero. Com a presença de professores universitários, empresários, comerciantes e moradores de comunidade, o tema foi debatido no Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, e nos municípios de Barra do Bugres, Rosário Oeste, Poconé e Nossa Senhora do Livramento.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024