Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

COTA ZERO: Governo quer pagar salário mínimo para quem vive da pesca

05 de Novembro de 2019 as 08h 30min

Projeto deve ser votado ainda este ano – Foto: Reprodução/Youtube

CLEMERSON SM / clemersonsm@msn.com

O projeto do Governo do Estado, denominado “Cota Zero” deve ser enviado para a Assembleia Legislativa para ser votado ainda este ano.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o projeto trata de uma política estadual de desenvolvimento sustentável que visa regulamentar as atividades de pesca em Mato Grosso.

O Cota Zero quer proibir por um período de cinco anos o transporte, armazenamento e comercialização de peixe. Então todo o peixe pescado deve ser consumido no local da pescaria, e também o profissional da pesca está autorizado a pescar até 150 quilos por semana.

Com a medida o governo pretende recuperar o estoque pesqueiro, repovoando assim os rios do estado com espécies nativas, e por consequência, atrair mais turistas.

O projeto vem sofrendo algumas críticas, principalmente do deputado Wilson Santos (PSDB), designado pelo presidente da ALMT, Eduardo Botelho (DEM), para avaliar o projeto. “É um sinal que quem elaborou o projeto não estudou. O Cota Zero foi implantado em Goiás e não foi a lugar nenhum”, disse o deputado.

Carvalho garantiu que o Governo do Estado está fazendo os ajustes necessário no projeto para reenviar para a ALMT e que está aberto para receber sugestões. Uma das ideias do secretário é pagar um salário mínimo ao longo de oito meses por ano, aos que vivem exclusivamente da pesca.

“Agora chegou a hora de sentarmos à mesa, junto com a Assembleia, discutirmos estas sugestões e melhorarmos este projeto. Este é o grande objetivo”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, em entrevista ao Programa Resumo do Dia, na TV Brasil Oeste.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024