Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

COVID-19: Canal de ouvidoria recebeu quase 16 mil manifestações sobre o novo coronavírus

Cidadão pode se manifestar sobre problemas na prestação de serviços ou na atuação dos agentes públicos

14 de Maio de 2020 as 12h 00min

Foto: Divulgação/CGU

Quase 16 mil manifestações relativas à prestação de serviços ou à atuação de agentes públicos nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus foram registradas na plataforma Fala.BR, em pouco mais de um mês. De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pela plataforma, o número representa 13% de todos os registros dos últimos 30 dias. Os dados constam do relatório, que detalha os assuntos e órgãos mais demandados, divulgado, na última segunda-feira (11), pela CGU. 

Em 20 de março, a CGU criou o canal específico para que a população se manifestasse em relação às ações públicas prestadas no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Pelo canal, o cidadão pode relatar, por exemplo, a falta de insumos nos órgãos públicos, desobediência às medidas de prevenção, questões sobre o recebimento do Auxílio Emergencial, irregularidades na aplicação de recursos, além de sugestões que auxiliem no enfrentamento da pandemia.

De acordo com a CGU, os órgãos mais demandados nas reclamações são: o Ministério da Cidadania, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Ministério da Saúde. Entre os assuntos estão: o Auxílio Emergencial, solicitação de benefícios, dúvidas e reclamações sobre os critérios e operacionalização do recebimento, além de denúncias de supostos recebimentos indevidos.

Já as sugestões apresentadas tiveram destaque aquelas que tratam de questões tributárias e trabalhistas, prorrogações de prazos, disponibilização de linhas de crédito, concessão de benefícios e auxílios financeiros e alteração de normas regulatórias, entre outras.

Análise estratégica

A CGU tem realizado diariamente o monitoramento e a análise estratégica das informações recebidas por meio do Fala.BR, a fim de contribuir com as decisões do Governo, identificando as tipologias de manifestações mais utilizadas, as unidades mais demandadas, os assuntos mais recorrentes e as sugestões mais relevantes para o enfrentamento da emergência em saúde.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024