Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

COVID-19 EM MT: Casos podem ser de 1 milhão

Estimativa foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo

22 de Setembro de 2020 as 07h 00min

Legenda: Visita ocorreu na manhã de ontem na capital do agro – Foto: Alan Santos/PR

DA REPORTAGEM

COM AGÊNCIA BRASIL

 

Em entrevista à Rádio Centro América, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apontou que os números de infectados em Mato Grosso pela covid-19, deve ser maior do que o número oficial apresentado até aqui.

Até o fechamento desta edição, o estado de Mato Grosso computava 113.186 casos com 3.279 óbitos, mas na projeção do secretário este número deve representar apenas uma parcela dos casos reais, podendo eles serem até dez vezes maior.

“A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que entre 8 a 10 vezes [o dado divulgado] deve ser o número correto. Ou seja, se temos em Mato Grosso em torno de 110 mil casos, é muito provável que já tenhamos de 800 mil a 1 milhão o número de cidadãos infectados”, afirmou.

A projeção de Figueiredo se dá pelo fato de que apenas as pessoas que procuram atendimento acabam entrando na contabilidade de infectados.

Para ajudar a chegar em um número mais real de casos, o Governo iniciou na semana passada uma pesquisa em todo o estado para buscar quantificar os habitantes infectados pela covid-19.

“Queremos saber quantos por cento da nossa população já teve contato com o coronavírus, para que possamos entender como é que está essa imunidade em rebanho no nosso Estado para que possamos entender como é que está essa imunidade em rebanho no nosso Estado”, explicou.

De acordo com o secretário a estimativa é que tenham o resultado da pesquisa até o final desse mês de setembro, para que decisões estratégicas sejam todas pela pasta.

Na visão de Figueiredo, a covid-19 consome muito recurso do poder público.

“Hoje, temos 445 leitos de UTI-covid cativos, neste momento, com recursos públicos em Mato Grosso. Cada leito desses tem um custo mínimo mensal de R$ 600 mil. Temos mais leitos para covid do que para outras enfermidades. Assim como leitos de enfermaria. Temos um número substancial de leitos de enfermaria neste momento disponibilizados, livres, sem nenhum paciente. Temos 641 leitos cativos. Isso quer dizer um leito hospitalar em que a cama está vazia, mas que eu só posso utilizar para paciente covid, não posso utilizar para outro paciente”, explicou o secretário.

 

 

Veja Mais

Orientação sobre Imposto de Renda no Shopping Sinop

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024