Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

COVID-19: Sacos plásticos não serão usados apenas em óbito de pacientes

A reafirmação foi feita pelo secretário de Saúde sobre a utilização dos sacos

26 de Maio de 2020 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Mato Grosso fez uma compra de quase 11 mil unidades de sacos lacrados para serem usados como uma espécie de cápsulas onde serão colocados corpos de pessoas que foram a óbito por doença de síndrome respiratória, Covid-19 ou que não tenha causa morte detectável.

A informação é do secretário Gilberto Figueiredo, tendo em vista que nem todas as mortes são protocoladas como causadas pelo novo coronavírus. Por conta disso, para evitar mais proliferação do caso ou contaminação de quem faz o manuseio do corpo até o cemitério, a Vigilância de Saúde tornou obrigatório o uso de sacos plásticos para que os corpos sejam enterrados.

"A partir das decisões tomadas pelo Ministério da Saúde, na localidade que ocorreu, esse corpo será colocado em um saco impermeável até a hora do sepultamento. Não apenas para pacientes da Covid-19, mas sim de vários casos. Fizemos isso para cumprir um protocolo e os sacos serão colocados à disposição dos 13 hospitais regionais e na central de Serviço de Verificação de Óbito. Por isso, esse corpo precisa estar em sacos impermeáveis", disse Figueiredo.

Estudos ainda comprovam que mesmo após a morte, os corpos ainda conseguem transmitir a doença para quem faz o manuseio sem proteção. "Existe esse estudo que mostra que o corpo tem capacidade de infecção. Esse saco é para proteção de todos. São cinco tamanhos diferentes de saco plásticos e vamos distribuir aos hospitais. Mas repito, não apenas para pacientes de Covid, mas todos os que possuem suspeita", concluiu.

 

MATO GROSSO

O estado de Mato Grosso registrava até o início da manhã desta segunda-feira (25) um total de 1.462 casos confirmados, sendo que 110 casos foram registrados em apenas um dia.

Quanto aos óbitos, 40 pessoas morreram em consequência do novo coronavírus, sendo 3 registrados em menos de 24 horas. Sinop registou 2 mortes até o momento, enquanto os demais casos estão divididos em alguns municípios.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024