Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

COVID-19: Secretário municipal alerta sobre fake news do coronavírus

O transtorno é muito grande quando uma notícia falsa se alastra

05 de Março de 2020 as 16h 00min

Foto: Assessoria

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde informou, na manhã de terça-feira, dia 03, que não há nenhum caso suspeito de COVID-19, doença causada pelo coronavírus. Conforme o médico e gestor da Pasta, Kristian Barros, a paciente em monitoramento esteve o exterior e desembarcou em São Paulo com alguns sintomas respiratórios, passou sete dias em observação e, após exames que deram negativo para a doença, foi liberada pelo Ministério da Saúde para retornar para Sinop e repousar em isolamento domiciliar.

 “Primeiramente, precisamos combater a fake news, porque esse tipo de informação confunde e assusta a população. O transtorno é muito grande quando uma notícia falsa se alastra. No caso desta paciente, por excesso de zelo, ao chegar ao município, ela recebeu a visita de um infectologista da rede, realizou novos exames e passou a utilizar máscara devido ao seu estado de saúde. No entanto, os sintomas desta pessoa específica não fecham os critérios para identificá-lá como suspeita do coronavírus. Tanto que se ela está em casa é porque não é corona”, esclarece o doutor.

No mesmo dia, os exames descartaram a “suspeita” de COVID-19.

ENTENDA O CASO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, na segunda-feira, dia 02/03, cinco casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso, sendo Sinop (1), Glória D’Oeste (2), Alto Taquari (1), Sorriso (1), Cuiabá (2), Nova Mutum (1). No entanto, a Secretaria, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT), atualizou a situação dos casos suspeitos de coronavírus no estado. No dia seguinte, 03/03, descartaram-se os municípios de Sinop e Nova Mutum por não preencherem a definição necessária para COVID-19.

 

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

Os sintomas mais comuns, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são tosse seca, febre e dificuldade para respirar. Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Casos graves desenvolvem síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Os critérios para a definição de caso suspeito enquadram a pessoas que apresentem os três sintomas mais comuns e tiveram histórico de viagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias. 

 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE EXPLICA:

 

O que é coronavírus?

 

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Até o momento, não há informaçõesção suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024