Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

COVID-19: TCE aponta mais de 30 aquisições e contratações suspeitas em MT

Foram vistoriadas dez unidades de saúde existentes no Estado

26 de Agosto de 2020 as 07h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Controle Externo (Secex) de Saúde e Meio Ambiente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) concentrou suas ações na fiscalização das aquisições e contratações de bens e serviços emergenciais relacionados ao enfrentamento da Covid-19, tendo autuado mais de 30 processos por irregularidades, dentre eles 11 notas de fiscalização e nove representações de natureza interna.

De acordo com o secretário de Saúde e Meio Ambiente do TCE-MT, Marcelo Tanaka, o acompanhamento tem sido feito por meio das publicações nos Diários Oficiais dos municípios e do Estado, portais transparência, do Radar Covid-19, bem como por denúncias feitas à Ouvidoria Geral do Tribunal de Contas.

“Esses são os meios que temos como referência para analisar se ocorrem irregularidades nas contratações. Identificando as irregularidades, a Secex emite relatório preliminar, geralmente nota de fiscalização, quando a irregularidade é de menor potencial e de fácil saneamento e, quando é de maior relevância e complexidade, autua por meio da representação de natureza interna, que pode ter pedido de medida cautelar quando há risco de prejuízo irreparável ao erário que a demora do julgamento principal possa acarretar”, explicou.

Como destaque na atuação da Secex desde o início da pandemia, quando foram criados o grupo de apoio às ações de enfrentamento à Covid-19 e a comissão especial de fiscalização, o secretário citou a inspeção in loco realizada nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria disponíveis exclusivamente para tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Foram vistoriadas dez unidades de saúde existentes no Estado, sendo que em oito delas foram constatadas inconformidades.

 

Além disso, em parceria com a Secex de Contratações Públicas, foi feita uma avaliação da transparência dos municípios do Estado, tendo a Secex Saúde e Meio Ambiente ficado responsável pela análise de cidades como Cuiabá e Várzea Grande. O objetivo, segundo Tanaka, foi verificar se as prefeituras estavam atendendo ao que determina a Lei Federal nº 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da pandemia.

“Identificamos que Cuiabá e Várzea Grande não estavam divulgando corretamente as aquisições, as despesas para enfrentamento à Covid-19, contrariando tanto a lei federal como a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011). Dessa forma, foram movidas duas representações de natureza interna, com pedido de medida cautelar, concedidas pelos conselheiros relatores”, apontou Tanaka.

Veja Mais

Orientação sobre Imposto de Renda no Shopping Sinop

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024