Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

CRIAÇÃO DE MÚSICO: ‘Guitarra de cocho’ com 2 braços homenageia a cultura cuiabana

É possível tocar country, blues, jazz, funk, neo soul ou qualquer outro gênero musical

27 de Fevereiro de 2021 as 15h 03min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O músico Billy Espíndola criou a ‘guitarra de cocho’, com dois braços, feita em um corpo maciço de sucupira e pau-ferro, como forma de unir o amor pela música e a cultura cuiabana. A criação foi inspirada no instrumento tradicional de Cuiabá, a viola de cocho.

O instrumento foi apresentado ao público por meio das redes sociais, onde ele explicou que o primeiro braço mantém a proposta da primeira guitarra de cocho, criada também por ele em 2014, com escala destemperada (sem trastes), assemelhando-se a instrumentos como violino e violoncelo. No segundo braço, Billy manteve a escala temperada e conseguiu reproduzir o som de uma guitarra elétrica.

Segundo ele, com o instrumento, é possível tocar country, blues, jazz, funk, neo soul ou qualquer outro gênero musical. “Ficou mais fácil inserir o símbolo da nossa cultura em linguagens universais", declarou.

O músico explicou que, além do desenho diferenciado do novo projeto, ele escolheu madeiras resistentes. Apesar da ideia ser antiga, o processo de construção durou cerca de três meses. “A primeira invenção foi feita a partir de madeira ximbuva e mangueira, além de levar um tampo, assim como a viola de cocho. A segunda tem traste em um corpo maciço de sucupira e pau-ferro", explicou.

O artista trabalha como uthier - quem constrói e conserta instrumentos - há 10 anos. Segundo ele, o projeto não foi um segredo. Para concretizá-lo contou com os melhores profissionais de luthieria de Mato Grosso, trocou informações, fez testes e, por fim, apresentou o resultado final.

Para ele, o apoio dessas pessoas, marcas e empresas regionais fizeram toda diferença, pois é um projeto que além de tempo e muita pesquisa, precisou de investimento financeiro.

 

VENDAS

A venda de suas criações antes não eram o foco, mas algumas reproduções da primeira guitarra de cocho foram vendidas e chegaram a atravessar continentes ao alcançar países como a Alemanha. “Com um curta-metragem que ganhou prêmio em Portugal apresentando a história do surgimento da guitarra de cocho, a abertura pra este mercado ficou maior na Europa”, ressaltou.

Alguns desses instrumentos também estão com músicos como Zeca Baleiro, Lenine e Flávio Venturine. Já com a guitarra de dois braços, mesmo que com pouco tempo lançada, já tem duas encomendas.

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024