Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

CRIME AMBIENTAL: ALMT quer explicações sobre morte de peixes

Os questionamentos foram enviados para a Sema e devem ser respondidos no prazo de 30 dias

21 de Agosto de 2020 as 06h 00min

FOTO: - Reprodução

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), aprovou de forma unanime em sessão ordinária um requerimento que cobra explicações sobre a mortandade de peixes nos arredores da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE).

O ato foi um pedido da Associação do Segmento da Pesca do Estado de Mato Grosso e contou com a apresentação da propositura na Casa de Leis pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB).

Os questionamentos foram enviados para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e devem ser respondidos ao parlamento estadual no prazo de 30 dias. Caso as respostas para esse questionamento não sejam apresentadas, a titular da pasta, secretária Mauren Lazzaretti pode ocorrer em crime de responsabilidade.

As respostas deverão ser feitas a respeito dos seguintes itens: Quais as causas de mortalidade dos peixes no rio Teles Pires localizado no município de Sinop, próximo à barragem da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE)? Quais os procedimentos de investigação estão sendo tomados ao caso ocorrido? Qual a penalidade ao agente causador de tamanha atrocidade? Qual estratégia a Sema está tomando para não colocar em risco o equilíbrio ecológico local e a atividade econômica e turística da pesca?

“Em tempos de debate sobre o “Cota Zero” e diante do lamentável dano ambiental sofrido na região, é necessário que seja investigado e devidamente responsabilizado, se for o caso, o agente causador de tamanha atrocidade. Diante da constatação da intensa prática predatória que está causando danos ambientais, gerando visível mortalidade de peixes, colocando em risco o equilíbrio ecológico local e a atividade econômica e turística da pesca”, justifica o parlamentar.

 

PALAVRA

DA SEMA

A secretária de Estado de Meio Ambiente divulgou nota esta semana, informando que a grande mortalidade de peixes como vem ocorrendo no rio Teles Pires, não está prevista no licenciamento ambiental e é “inadmissível”.

E que uma equipe multidisciplinar já foi enviada para Sinop para investigar as causas e apurar as responsabilidades pela mortandade de peixes no rio Teles Pires. 

“De acordo com a pasta, diante da inadmissibilidade do que vem ocorrendo, a Companhia Energética de Sinop já foi multada em mais de R$62 milhões ao longo dos últimos 18 meses. A pasta reitera que o licenciamento não prevê tal mortalidade de peixes, uma vez que o instrumento visa justamente mitigar possíveis impactos ambientais”, diz trecho da nota publicada pela Sema.

 

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024