Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

CURIOSIDADES: Como surgiu o óculos aviador?

Estilo ficou marcante no cinema e consolidado pelas celebridades

28 de Novembro de 2019 as 08h 00min

Tom Cruise usa o aviador no filme Top Gun – Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

Mesmo quem nunca assistiu ao filme Top Gun conhece o poder dos óculos aviador. Essa armação transmite por si só poder, força, espírito aventureiro e sensualidade.

Mas isso tudo vem de muito, muito tempo atrás, começando na Segunda Guerra mundial. Os aviadores americanos utilizavam grandes óculos como parte do equipamento de segurança, mas eram muito desconfortáveis. Era preciso proteger os olhos dos pilotos ao máximo do sol durante seus voos na guerra e foi aí que os designers da Bausch & Lomb, que mais tarde se tornaria Ray Ban, desenvolveram o óculos de sol aviador.

Possuíam tamanho 2 a 3 vezes maiores que os olhos dos pilotos, com formato marcante e levemente arredondado das lentes protegiam de forma eficaz dos raios solares, já que passavam apenas 15% da luz do sol por elas. Diferente do acessório antigo que era pesado e não se ajustava bem ao rosto o novo óculos aviador era feito de armação metálica leve e hastes flexíveis.

Em 1936 nascia o óculos de sol aviador e nunca mais saiu de moda graças ao status que ganhou ornando rostos de soldados e generais graduados e mais tarde celebridades norte americanas.

Este estilo de óculos de sol é considerado o primeiro estilo popular de óculos de sol a ser desenvolvido. Teve seu lançamento em uso militar, os óculos de sol substituíram os óculos de vôo antiquados utilizados anteriormente, pois eram mais leves, mais finos e “mais elegantemente projetados”, mas foi pela lente de fotógrafos jornalísticos que foi eternizado, ao registrarem o general Douglas MacArthur usando o modelo ao chegar nas Philipinas. A repercussão foi tão grande que em 1987 o general foi homenageado com uma linha de óculos de sol especialmente produzida dedicada a ele.

 

PARA O CINEMA

O estilo e personalidade dos óculos aviador, agora como marca Ray-Ban, conquistou as telas com ninguém mais, ninguém menos que Ton Cruise no filme Top Gun e foram vistos também em Cobra e Avatar.

Val Kilmer e Anthony Edwards também usaram óculos aviador no longa metragem, que gerou o aumento de aproximadamente 40% nas vendas da armação da Ray-Ban em 1986, ano de lançamento do filme. Depois daí, passou a ser um clássico entre os clássicos e must have para todo ser humano de estilo.

Mas nem só da telona vive a moda e o óculos de sol aviador e seu modelo com lentes de grau conquistaram também artistas como Paul McCartney, Ringo Starr, Freddie Mercury, Rihanna, Cate Blanchett, Madonna... ufa! A lista é enorme.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024