Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

DAS 19H ÀS 5H: Começa hoje mini lockdown em MT

Governo atualizou as medidas restritivas anunciadas; confira mudanças

03 de Março de 2021 as 07h 36min

Delivery poderá funcionar até 23h; atividades serão permitidas nos domingos até 12h – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Governo de Mato Grosso atualizou as medidas restritivas anunciadas para reduzir o contágio da Covid-19 no estado. A normas passam a valer a partir desta quarta-feira (3). As medidas são impositivas para todo o estado e valem por 15 dias. As regras podem ser prorrogadas, endurecidas ou flexibilizadas, conforme o resultado obtido.

Conforme o decreto, de segunda à sexta, ficam proibidas todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após às 12h. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.

Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança já preconizadas pelos órgãos de saúde, mas por vezes ignoradas por TODA a população, como o uso de máscara, o distanciamento e a limitação de 50% da capacidade máxima do local.

Segundo o decreto, missas, cultos, eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos e congêneres, cinemas e a prática de esportes coletivos são permitidos respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas por evento.

Uma das mudanças do decreto, inicialmente divulgado no início da tarde de segunda e atualizado algumas horas depois, é sobre os serviços de entrega por delivery, que seguem autorizados até às 23h. O transporte coletivo e congêneres (como Uber, 99, etc.) podem funcionar normalmente. Os supermercados devem aplicar sistema de controle de entrada restrito a um membro por família.

O Projeto de lei prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público. Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

Também é determinado que sejam evitadas reuniões presenciais de trabalho e deve ser priorizada a realização de atividades de forma remota mediante o uso de ferramentas tecnológicas. Deve ser controlado o acesso de modo a garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Fica vedado o acesso de funcionários, consumidores e usuários que não estejam utilizando máscara de proteção facial, ainda que artesanal.

A Polícia Militar está autorizada a dispersar aglomerações, inclusive em bares e restaurantes. O descumprimento das medidas restritivas por pessoas físicas resultará em Termo Circunstanciado de Ocorrência pela autoridade policial competente, além da aplicação de multas e sanções cíveis cabíveis, que deve ser de R$ 180.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024