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Quarta Feira, 24 de Abril de 2024

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DESAFIOS DO EAD: Como as escolas estaduais estão funcionando durante quarentena

Professores enfrentam o desafio da educação a distância durante a pandemia

23 de Abril de 2020 as 06h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O Ministério da Educação autorizou, no último dia 17, o Ensino a Distância (EaD) em cursos presenciais para universidades e institutos federais. A medida, que foi rejeitada por mais de 60% dessas instituições, por alegarem que a falta de estrutura não garantiria qualidade do ensino-aprendizagem e ampliaria a desigualdade entre os alunos, também está sendo sugerida pelos governos estaduais de todo país.

As escolas estaduais são responsáveis pela educação de mais de 47 milhões de estudantes. Como elas estão lidando com o desafio da educação a distância durante a pandemia? O Brasil de Fato conversou com profissionais de quatro estados que relataram a situação que estão enfrentando a situação em suas regiões.

Patrícia Dayane Acs, professora de língua portuguesa em Cuiabá, afirma que até agora a secretaria do estado do Mato Grosso não sistematizou ou encaminhou nenhuma orientação específica para as escolas, apesar de estarem parados desde o dia 20 de março.

“Nós ficamos sabendo das novas movimentações da secretaria, na verdade, pela imprensa, em que eles falavam que o Estado iria adotar a EaD. Depois também pelo decreto do governador. E essa semana que começou a chegar algumas informações via e-mail. Mas nada muito explicativo, até agora não sabemos qual será nosso papel nesse processo”.

Mesmo com todas dificuldades, algumas escolas, porém, têm encontrado saídas para garantir o diálogo com os alunos e a continuidade das atividades educativas. Um exemplo é do Maranhão, do Centro de Ensino de tempo integral Dayse Galvao de Sousa. Lá, com apoio da secretaria de ensino, as atividades não pararam durante o período da quarentena. Por meio de plataformas digitais, como Classroom, Whatsapp e outras estratégias comunitárias mais de 92,4% dos alunos estão conseguindo receber conteúdo pedagógico e o retorno de tarefas completadas até aumentou em comparação às aulas presenciais.

“Não tivemos muita dificuldade em relação a isso porque nós já trabalhávamos com a família lado a lado e com estímulo ao autodidatismo. Temos um grupo de WhatsApp para cada turma de pais. Fora isso nós temos os grupos de líderes que é nosso link com os alunos”, afirma a gestora pedagógica Fernanda Camara Maciel.

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