Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

DESESTÍMULO: Limitar exportações deixaria mais de 10% da soja e 15% do algodão de MT sem destino

Além da perda de receita, projeto arranharia a imagem do estado no mercado internacional

13 de Maio de 2020 as 06h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Perda de receita, desestímulo no campo e risco de ter a credibilidade no mercado internacional prejudicada. Estas podem ser as consequências para o agronegócio mato-grossense caso vá adiante a proposta de limitar a 50% da produção de algumas commodities, o volume máximo destinado às exportações. A afirmação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que analisou os impactos que pode ser causados pelo Projeto de Lei nº 349/2020.

A análise mostra que o PL atingiria principalmente as vendas de soja, milho, algodão e farelo de soja. Hoje, os embarques internacionais representam entre 60% e 70% do destino destes produtos. Segundo o Imea, além da perda de receita, a restrição poderia gerar outros reflexos negativos nas relações comerciais.

“Os impactos são imensuráveis porque tem uma questão quantitativa. Mas vamos dizer assim, 10% da produção de soja de Mato Grosso ficam sem destino, e esse é o primeiro impacto. Se 60% são exportados e 40% ficam no mercado interno – que já estava ocupando a sua capacidade ‘full’ – a gente tem 10% ou mais, dependendo do que vai acontecer com a indústria brasileira nos próximos meses, que vão ficar sem destino”, explica Daniel Latorraca, superintendente do Imea.

O raciocínio se aplica para a cultura do algodão. O mercado interno teria que absorver mais 15% da produção que sai dos campos de Mato Grosso e que não poderiam mais ser exportados.

Ele comenta ainda que esse ainda não seria o maior dos problemas: “O grande impacto, na verdade, é a quebra de confiança numa relação comercial. Por exemplo, se a gente está mandando para a China 12 milhões de toneladas (de soja) todos os anos e de repente podemos mandar 10 ou 8 milhões por causa de uma lei que me restringe, isso é um impacto sem precedentes”, alerta.

O estudo relembra que o mercado externo é o destino de pouco mais de 24% da carne bovina produzida em Mato Grosso. Representa apenas 5% das vendas das carnes de aves e 4% das de carne suína. Aliás, segundo o Imea, esta grande dependência do mercado interno, contribuiu para a queda de 30% do preço pago aos suinocultores do estado desde o início do ano. O exemplo reforça a preocupação com os efeitos da pandemia de Covid-19 na demanda por commodities dentro do país.

“O cenário atual é completamente o contrário do que está na justificativa da lei, que aponta um risco de potencial desabastecimento. Não! Na verdade, o desafio de Mato Grosso para este ano e para os próximos é para onde endereçar a sua grande produção, já que a gente gera um grande excedente aqui por todos os produtos que a gente comercializa aqui no estado. Então, na verdade, as exportações deveriam ser fomentadas”, resume Latorraca.

No ano passado, as exportações do agro mato-grossense movimentaram mais de US$16,84 bilhões. Desempenho que reforça o papel de peso que o setor exerce na economia do estado, segundo o superintendente do Imea.

“A gente sabe que aqui é um pouco diferente da economia brasileira né, o agronegócio representa um pouco mais do PIB aqui no estado. E se eu pegar os itens de PIB, se eu considerar o movimento de cada um deles, o que deve acontecer este ano é que o consumo das famílias deve cair, assim como os investimentos. Então o que vai segurar ou seja fazer com que Mato Grosso não caia tanto como o Brasil, é a balança comercial”, conclui.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024