Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

DIÁRIAS EM EXCESSO: MP arquiva inquérito contra conselheiro Antônio Joaquim

Ele é acusado de receber diárias em excesso para evento na Europa

17 de Dezembro de 2020 as 08h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O promotor Clóvis de Almeida Júnior, do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) – Cível, arquivou um inquérito civil que apurou suposto recebimento excessivo de diárias por Antonio Joaquim Moraes, conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Em 2015, Antonio Joaquim teria recebido pelo menos dez diárias para um evento que teve duração de três dias, realizado na Espanha. O promotor entendeu que ficou comprovado que a viagem foi apenas para compromissos oficiais.

Conforme a denúncia, no exercício do cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Antonio Joaquim participou, no período de 19 a 22 de janeiro de 2015, na cidade de Granada, Espanha, de um encontro internacional de juristas, com o lançamento do livro “Juristas do Mundo”.

O conselheiro teria informado ao TCE-MT que o evento iria acontecer no período de 15/01/2015 até 28/01/2015, solicitando e recebendo dos cofres públicos o valor de R$ 23.660,00 referente a 14 diárias, enquanto o evento, na verdade, durou apenas três dias.

Após instaurar inquérito o promotor recebeu informações de Antonio Joaquim, que comprovou através de documentos que também integrou a comitiva do Instituto Rui Barbosa para visita técnica ao Tribunal de Contas da Espanha.

O promotor também considerou plausível o argumento de compra de passagens com antecedência e folga de dias para evitar problemas com atrasos ou cancelamentos de voos, o que poderia impedir sua presença nos compromissos.

“Restou demonstrada a ausência de má-fé, dolo com desvio de finalidade com enriquecimento ilícito causado pelo eventual prejuízo ao erário, uma vez que o investigado comprovou ainda de forma formal que utilizou verba pública para realizar viagem oficial para o exterior”, disse.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024