Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

DIA MUNDIAL DO RÁDIO: Meio demonstra “novo fôlego” diante das novas tecnologias

Mesmo com internet e suas plataformas, rádio tem sobrevivido à evolução

13 de Fevereiro de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Embora alguns profissionais de comunicação e escritores já tenham decretado a morte do meio radiofônico diante da rede mundial de computadores, a prática demonstrou que o rádio ganhou novo fôlego com o uso das novas tecnologias alavancando novos negócios.

“Como os produtos radiofônicos podem ser consumidos conjuntamente com outras atividades, vários novos ouvintes aderiram às plataformas de streaming e ao hábito de ouvir seus podcasts preferidos fora do conceito de programação linear de uma emissora convencional”, explica o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Alvaro Bufarah.

“Desta forma, as redes sociais, as plataformas multimídia e a variedade de conteúdos favorecem a fidelização de usuários que têm muito mais liberdade para consumir seus programas preferidos no momento que melhor convier”.

Por outro lado, mesmo estando em novas plataformas, os conceitos básicos da comunicação sonora/radiofônica ainda se mantêm presentes nos arquivos digitais que trafegam pela web em escala mundial. Dados do Ibope Mídia (2019) indicam que 89% da população brasileira consume rádio diariamente.

O estudo, feito em 13 regiões metropolitanas do país, revela que 53 milhões de brasileiros, que residem nestas áreas, utilizam o meio rádio, (especialmente na faixa de 30-39 anos, com 28% do total). Entre as regiões estudadas São Paulo é o principal mercado do País, sendo que os ouvintes desta capital ouvem em média 3 horas e 50 minutos.

Para o jornalista e professor de Radiojornalismo do Centro Universitário Fasipe, em Sinop, Clemerson Mendes, o rádio evoluiu e se adaptou às novas tendências. “Hoje o rádio também não é só um produto para se ouvir, mas também assistir. As emissoras têm tido essa preocupação de não ficar apenas nas ondas curtas e longas, e sim ofertando o conteúdo e a programação por vídeo através das redes sociais”.

Algumas curiosidades:

– De acordo com o Javier Pinõl, Hed of Studios Latam do Spotify, o Brasil é o maior mercado de podcasts da empresa;

– O Dia Mundial do rádio foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2011, e celebrado anualmente no dia 13 de fevereiro.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024