Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

DIETO KETO: Dieta cetogênica: sintomas de gripe e baixar imunidade

Médico e nutricionista explicam estudo australiano sobre como o plano alimentar keto atua no organismo

19 de Junho de 2020 as 10h 00min

DA REPORTAGEM

 

De acordo com um estudo australiano publicado na Frontiers in Nutrition, é comum que os organismos de pessoas começando a dieta cetogênica, também chamada de keto, respondam com sintomas semelhantes aos de uma gripe. Tem até nome: keto flu, ou gripe keto. Seria ela adequada em tempos de pandemia de coronavírus, quando a confusão entre os sintomas pode retardar um diagnóstico e causar ansiedade e temor? E ela pode provocar uma queda da imunidade?

A nutricionista Cristiane Perroni e o médico endocrinologista Francisco Tostes, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) explicam melhor os efeitos desse regime alimentar no organismo.

 

SINTOMAS E

IMUNIDADE

A dieta cetogênica tem sido proposta para auxiliar na preservação da massa magra corporal e no desempenho físico. De acordo com a nutricionista Cristiane Perroni, essa dieta consiste em reduzir ao máximo a ingestão de carboidratos, com o objetivo de que o corpo venha a extrair energia de alimentos ricos em gorduras e proteínas.
“No programa alimentar da dieta cetogênica, são utilizados alimentos ricos em gordura, como ovos, queijos, carnes, bacon, manteiga, azeite, óleo de coco, leite de coco, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, macadâmia), abacate e embutidos (presunto, salame, peito peru). Essa dieta conta com uma severa redução no consumo diário de carboidrato, utilizando usualmente cerca de 20 a 50 g por dia. Predominantemente, há uma ingestão energética total na forma de lipídios (cerca de 60 a 80%). No entanto, o consumo de proteínas não é deixado de lado, sendo utilizada uma quantidade moderada por dia (cerca de 1,2 a 1,7 g de proteína/kg de peso corporal)”, explica a nutricionista.

O atual cenário em que estamos vivendo em virtude da pandemia do novo coronavírus tem causado inquietações, seja pela ansiedade por não saber o que está por vir ou pela procura por novos hábitos. Dentre as diferentes adaptações feitas, muitas pessoas estão buscando novas práticas saudáveis, dietas alimentares e exercícios físicos. A fim de adotar outro estilo de vida, algumas dietas restritivas estão na moda, como é o caso da dieta cetogênica. Contudo, ela exige alguns cuidados e uma atenção maior. Tendo isso em vista, o endocrinoliogista Francisco Tostes explica como funciona o processo de adaptação.

“O fato é que nosso corpo está acostumado a utilizar o carboidrato como a fonte principal de energia. Por isso, leva algum tempo até que nos adaptemos a extrair essa energia a partir das gorduras e proteínas. Durante esse período, nosso corpo dá sinais de que esse processo ainda não está ajustado – é o que chamamos de keto adaptação, que varia de pessoa para pessoa e, por isso, vemos que a ocorrência e intensidade desses sintomas são diferentes em cada um. No entanto, alguns deles são mais frequentes no início de uma dieta cetogênica, como: cansaço, tontura, dificuldade de concentração, enjoo e dor de cabeça. Todos esses sintomas costumam aparecer logo nos primeiros dias, tendo seu pico por volta da primeira semana, mas não costumam levar mais que 14 dias para desaparecem”, esclarece o endócrino.

Sintomas associados à keto adaptação: cansaço, tontura, dificuldade de concentração, enjoo e dor de cabeça.

Levando isso em consideração, em tempos de coronavírus, uma mudança alimentar drástica pode ocasionar riscos maiores para quem contrair o Covid-19. Tostes pontua como a dieta cetogênica pode ser prejudicial caso alguém entre em contato com a doença.”A imunidade é uma das funções que podem sofrer abalo durante esse período de adaptação e, embora seja transitória, caso a pessoa entre em contato com o coronavírus nesse período, ela acaba ficando mais suscetível a desenvolver mais sintomas. O mesmo poderia ocorrer em dietas que envolvessem restrição calórica significativa, a exemplo do que pode acontecer com o jejum intermitente”, assegura o profissional.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024