Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

DIFÍCIL SITUAÇÃO: Imigrantes encontram dificuldades para arrumar emprego em Cuiabá

Eles atribuem dificuldade, principalmente, à língua; a capital recebe pessoas de vários países

02 de Setembro de 2019 as 07h 00min

Frequentemente, imigrantes chegam a Cuiabá — Foto: TVCA/Reprodução

DA REPORTAGEM

 

Venezuelanos, cubanos, argentinos e haitianos que moram em Cuiabá, estão tendo dificuldades para arrumar emprego. Esses imigrantes atribuem a falta de oportunidade na dificuldade de comunicação com a língua portuguesa e na situação econômica atual do país. A grande maioria deles moram no estado há mais de anos e não conseguiram uma colocação no mercado de trabalho.

Para essas pessoas que vem para o estado migrando de outro estado ou diretamente do país de origem para o estado, o emprego é o principal objetivo dessas pessoas. Eles vêm atrás de uma vida melhor, em busca de oportunidades e qualidade de vida, segundo eles.

De acordo com a coordenadora da Pastoral do Migrante, Eliana Vitaliano, a capital recebe migrantes de vários países e diferentes nacionalidades. Como haitianos, argentinos, cubanos e venezuelanos, todos quando chegam na capital e vão para entidade pedir ajuda.

A Pastoral tem capacidade de atendimento para cerca de 100 pessoas. Mas devido a grande procura de migrantes este limite ultrapassou, na atualidade estão morando na casa de apoio 118 pessoas. Ainda há muitos migrantes que estão desempregados e dependem da casa para sobreviver, tendo moradia, alimentação e apoio.

Yennyfer Josefina Espinoza Rendon é estudante de enfermagem e veio com a família para o brasil para fugir da crise gerada pela instabilidade política na Venezuela. Ela disse que está difícil conseguir emprego, ela e o marido estão procurando desde quando se mudaram, neste ano. “Estou esperando um trabalho para meu esposo e para mim, para podermos ser felizes”, contou.

 

Além das dificuldades de ingresso no mercado de trabalho, vários migrantes conseguem emprego, mas ainda as oportunidades são baixas. Segundo a pastoral, o maior desafio da entidade é encaixá-los no mercado de trabalho. No entanto, a pastoral consegue arrumar emprego formal, de cinco a 15 migrantes são empregados por semana, por meio da entidade.

Yanicet Gonçalez Peralta é ajudante de cozinha, e há apenas dois meses morando na cidade já conseguiu emprego. Segundo ela, uma realidade diferente do que família tinha em cuba. Pois ela e o marido trabalhavam, mas eram mal remunerados, por esse motivo, decidiram vir para o Brasil para trabalhar e ganhar mais.

Um projeto para capacitação dos migrantes moradores na Pastoral do Migrante deve ser implantado ainda este ano. Com isso, a pastoral disse que poderá ajudar no ingresso deles no mercado de trabalho, tendo em vista a necessidade de formação profissional que todo trabalhador necessita.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024