Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

DISPAROU: Selma teme que Brasil entre em uma crise institucional

"Mãos amarradas por uma legislação feita para que as coisas não deem certo", disse a senadora

01 de Outubro de 2019 as 19h 00min

Legenda: Brasil está ‘à beira de uma crise institucional’ – FOTO: Waldemir Barreto/Agência Senado

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

com Agência Senado

 

 

Usando de seu tempo no Plenário, a senadora Selma Arruda (Podemos-MT), para alertar à população contra uma movimentação no Supremo Tribunal Federal (STF), que pode colocar em risco as condenações da Operação Lava Jato.

Segunda a senadora mato-grossense, a decisão do STF pode definir o Brasil como “um país da impunidade”.

Na semana passada, seis dos 11 ministros do Supremo votaram favoráveis a uma tese de que os réus delatores deverão apresentar suas alegações finais, dentro dos processos judiciais, sempre antes dos réus que não fizeram o acordo. Para que a decisão se torne válida é necessário que oito dos 11 ministros votem favoráveis. A discussão vai continuar esta semana no STF.

De acordo com um levantamento feito pela força-tarefa da Lava Jato, caso o entendimento do STF seja esse, 32 sentenças da Operação podem ser anuladas e beneficiar 143 condenados.

A senadora Selma Arruda, criticou também os esforços do Supremo na busca pela suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Mas a metralhadora de Selma não parou por aí, ela mirou também na “lei de Abuso de Autoridade, a qual classificou como uma “abrreação”. 

“Quando você é juiz, promotor, delegado você se vê com as mãos amarradas por uma legislação que é feita para que as coisas não deem certo. Então, aí nós nos deparamos num momento pior ainda do que quando nós estávamos em atividade, que é essa Lei de Abuso de Autoridade, que está levando inúmeros juízes e promotores a tomarem decisões agora já em detrimento da prisão de pessoas culpadas, muitas violentos, muitas, enfim, que cometem crimes graves, simplesmente porque não querem sofrer acusação de crime”, disse.

Durante o discurso no Senado, sobrou também para o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que na semana passada admitiu ter criado um plano para matar o ministro do STF, Gilmar Mendes. “Não posso deixar de registrar aqui também o meu apelo para que a Suprema Corte ouça as vozes do povo, da Constituição, ouça a voz do povo, a voz do Ministério Público, a voz deste Brasil, que precisa mudar e se renovar, porque não é possível que você vá às redes sociais, depois de uma notícia dessas e veja a maioria das pessoas dizendo: "Ô, Janot, por que você não terminou de fazer o serviço"? "Ô, Janot, você deveria ter feito" — alertou.

 

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024