Noticias
DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS Assembleia diz que MT está sendo prejudicado e aciona União na Justiça
Parlamento diz que Ministério da Saúde apresenta divergências sobre doses direcionadas
07 de Abril de 2021 as 12h 00min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
A Assembleia Legislativa propôs uma ação civil pública para que a União seja obrigada a disponibilizar os critérios adotados para definição do quantitativo de doses da vacina contra a Covid-19 destinadas a cada estado do país. O Parlamento entende que Mato Grosso está sendo prejudicado nas distribuições das doses em relação a outros Estados.
A ação, assinada pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Max Russi, foi protocolada na Justiça Federal de Mato Grosso. Na ação, a Assembleia questiona, primeiro, que o site do Ministério da Saúde apresenta informações divergentes sobre as doses entregues ao Estado. Conforme o documento, nos dados sobre a "distribuição de vacinas", o órgão afirma que foram entregues a Mato Grosso 531.210 doses.
Noutra via, segundo a ação, nos dados sobre "notas de fornecimento de vacinas" constam um total de 159.190 doses entregues. O Parlamento também acentua que a quantidade de doses da vacina enviadas a Mato Grosso mostra-se inferior àquelas destinados a outros Estados, como Mato Grosso do Sul e Goiás, por exemplo. “Adicione-se a esse contexto o fato de que os critérios para a definição do quantitativo e consequente distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 não estão disponíveis aos cidadãos”, diz a ação.
A Assembleia ainda destacou que a não disponibilização dos critérios de definição do quantitativo das doses de vacina contra a Covid de cada ente federado não é integralmente sanada com a definição dos grupos prioritários. Isso porque, segundo o Parlamento, tal informação mostra-se vaga e não explicam exatamente as quantidades de doses que devem ser distribuídas a cada Estado.
Veja Mais
Sinop: Qualifica Turismo certifica novas turmas
Publicado em 05 de Dezembro de 2025 ás 11h 42min
Sorriso discute alinhamento ambiental e produtivo
Publicado em 05 de Dezembro de 2025 ás 10h 41min
Lei proíbe uso de capacete em estabelecimentos de MT
Publicado em 05 de Dezembro de 2025 ás 09h 41min
