Noticias
DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS Assembleia diz que MT está sendo prejudicado e aciona União na Justiça
Parlamento diz que Ministério da Saúde apresenta divergências sobre doses direcionadas
07 de Abril de 2021 as 12h 00min

DA REPORTAGEM
A Assembleia Legislativa propôs uma ação civil pública para que a União seja obrigada a disponibilizar os critérios adotados para definição do quantitativo de doses da vacina contra a Covid-19 destinadas a cada estado do país. O Parlamento entende que Mato Grosso está sendo prejudicado nas distribuições das doses em relação a outros Estados.
A ação, assinada pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Max Russi, foi protocolada na Justiça Federal de Mato Grosso. Na ação, a Assembleia questiona, primeiro, que o site do Ministério da Saúde apresenta informações divergentes sobre as doses entregues ao Estado. Conforme o documento, nos dados sobre a "distribuição de vacinas", o órgão afirma que foram entregues a Mato Grosso 531.210 doses.
Noutra via, segundo a ação, nos dados sobre "notas de fornecimento de vacinas" constam um total de 159.190 doses entregues. O Parlamento também acentua que a quantidade de doses da vacina enviadas a Mato Grosso mostra-se inferior àquelas destinados a outros Estados, como Mato Grosso do Sul e Goiás, por exemplo. “Adicione-se a esse contexto o fato de que os critérios para a definição do quantitativo e consequente distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 não estão disponíveis aos cidadãos”, diz a ação.
A Assembleia ainda destacou que a não disponibilização dos critérios de definição do quantitativo das doses de vacina contra a Covid de cada ente federado não é integralmente sanada com a definição dos grupos prioritários. Isso porque, segundo o Parlamento, tal informação mostra-se vaga e não explicam exatamente as quantidades de doses que devem ser distribuídas a cada Estado.
Veja Mais
Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min
Taxa de analfabetismo cai em MT
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 16h 10min
Proteção essencial contra a meningite meningocócica
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 14h 40min