Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 16 de Abril de 2024

Noticias

EDUCAÇÃO: Meta da Seduc para 2021 é ampliar vagas do EJA e da educação básica

Cejas serão remodelados para oferecer também ensino médio regular e ampliar as vagas

19 de Novembro de 2020 as 07h 00min

Foto: Marcos Vergueiro/Secom MT

DA REPORTAGEM

 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reafirma a ampliação de vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o próximo ano letivo. A modalidade de ensino vai sair dos atuais 21 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) para as demais escolas regulares para que os estudantes possam se matricular numa escola perto de suas casas.

Os Cejas serão remodelados para oferecer também ensino médio regular e ampliar as vagas para esse segmento. “Vamos intensificar a oferta para os nossos alunos trabalhadores, pois muitos deles ainda não ingressaram na EJA porque os centros ficam longe das suas casas. São pessoas que precisam de um espaço educativo mais próximos das suas residências. Por isso, as ofertas para esses trabalhadores não podem ficar restritos aos Cejas. Esta é a nossa realidade”, assinala.

O secretário Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes, lembra que a Educação de Jovens e Adultos é um dos ciclos da educação básica e, portanto, não existe motivo para que os estudantes desta modalidade de ensino estejam separados dos demais.

O secretário executivo afirma que a maioria dos alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos está na faixa etária dos 15 aos 23 anos.

“Somos contrários a essa separação dos alunos da EJA em ambientes físicos. Os alunos da EJA podem conviver com alunos do ensino médio regular ou mesmo ensino fundamental, em turnos diferentes”, explica.

No entendimento do secretário, os alunos precisam de um ambiente acolhedor e agregador com relacionamento social, pois a EJA é um ciclo da educação básica e faz parte do sistema da rede regular de ensino em Mato Grosso.

O deputado estadual Henrique Lopes (PT) participou de uma reunião com o novo secretário estadual de Educação, Alan Porto, sobre o fechamento de escolas e Centros de Ensino de Jovens e Adultos (CEJAs) de Mato Grosso, na Secretaria estadual de Educação (Seduc). Porto afirmou que o que está acontecendo é um “espalhamento de fake news” e realizará uma nova reunião em 27 de novembro. De acordo com ele, apenas após conclusão de um estudo interno poderá definir novos passos.

“Estão falando que vai acabar a EJA, mas isso em nenhum momento foi discutido aqui na Seduc. Pelo contrário, estamos discutindo ampliar a oferta e fortalecer a EJA. A evasão é muito grande e, em alguns casos, o estudante perdeu o interesse por conta da localização do CEJA, então o que queremos aqui é ampliar essa oferta e otimizar espaços”, explicou.

Veja Mais

Operação Cordilheira aplica multa de R$ 2,8 bi por desmate químico no Pantanal

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 05h 11min


Amazônia Seguros: a importância de ter um seguro residencial

Publicado em 15 de Abril de 2024 ás 15h 15min


Sinop: 595 alvarás de construção foram emitidos no 1º trimestre

Publicado em 15 de Abril de 2024 ás 14h 20min


Jornal Online

Edição nº1274 16/04/2024