Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

EDUCAÇÃO: Seduc e Justiça Eleitoral firmam parceria para divulgação sobre regularização de eleitores

Por parte da Seduc serão disponibilizados intérpretes de libras para eventos do TRE de grande porte aberto ao público. O TRE, por sua vez, deixará auditórios e outros espaços à disposição Casies para cursos de libras.

10 de Outubro de 2019 as 06h 30min

A assinatura do convênio ocorreu na Seduc - Foto por: Assessoria

Adilson Rosa

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinou, nesta quarta-feira (09.10) um termo de compromisso com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por parte da Seduc serão disponibilizados intérpretes de libras para eventos do TRE de grande porte aberto ao público. O TRE, por sua vez, deixará auditórios e outros espaços à disposição do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies) para cursos de libras. O termo foi assinado pela secretária de Estado de Educação Marioneide Kliemaschewsk e pelo presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldeli.

Na oportunidade, o presidente do TRE solicitou uma parceria com a Seduc na divulgação de material da Justiça Eleitoral sobre o recadastramento biométrico dos eleitores nas zonas eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande. Nas duas cidades, cerca de 24% dos eleitores estão com os títulos eleitorais irregulares.

“A idéia é levar a questão da regularização dos eleitores até as escolas para que os alunos sejam multiplicadores junto aos pais”, destaca o presidente do TRE.

Para a secretária Marioneide, a participação das escolas nesse processo de divulgação do recadastramento eleitoral é primordial, pois as unidades escolares são referência da comunidade. “Nossa sugestão é levar o material de divulgação fornecido pelo TRE as reuniões de pais”, frisa.

A secretária ressalta que, a Seduc, na formação de aluno dentro do preposto da cidadania, possibilita ampliar o acesso e atuação da Secretaria de Educação junto a sociedade. “Esse termo de compromisso, com o auxílio ao trabalho do TRE com intérprete de libras, vamos possibilitar o acesso ao conhecimento e cidadania a todas as pessoas”, assinala.

Casies

O Casies, localizado em Cuiabá, é referência em formação de professores de libras. Dentro do Casies, existe o Centro de Atendimento ao Surdos (CAS), o Centro de Atendimento Pedagógico aos Cegos (CAP) e Núcleo de Alta Habilidades/Superdotação (NAS).

Além da formação de intérpretes de libras, o Casies realiza o atesto, que faz a certificação das pessoas que dominam a língua brasileira de sinais e o nível que está. Além disso, o Casies realiza cursos de libras em todo o Estado.  

Números

Conforme o TRE, Cuiabá possui 351.561 eleitores regularizados com a Justiça Eleitoral e outros 105.421, estão com os títulos cancelados, correspondendo a 23%. Em Várzea Grande, por sua vez, são 149.022 eleitores com situação regular e outros 47.253 estão pendentes com a Justiça Eleitoral – cerca de 24%.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024