Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

EDUCAÇÃO: UnB oferece 85 vagas em vestibular indígena

Um dos locais da prova será a Escola Estadual Jula Pare, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres.

06 de Novembro de 2019 as 06h 00min

Vestibular Indígena: Foto Agência Brasil

Agência Brasil

Estão abertas até a próxima segunda-feira (11.11), as inscrições para vestibular indígena da Universidade Nacional de Brasília (UNB), destinado a selecionar candidatos indígenas para ingresso em cursos de graduação no primeiro e segundo semestre de 2020. As inscrições serão feitas pelo site da seleção e não haverá taxa de inscrição.  

São 85 vagas no total, distribuídas entre 38 cursos presenciais nos campi Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia e Planaltina. Somente podem concorrer às vagas candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando a maior parte do ensino médio em escolas da rede pública, ou da rede particular desde que por meio de bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo, 50%.

A avaliação será feita por meio da aplicação de prova objetiva e de redação em língua portuguesa, além de uma fase de entrevista pessoal.

As provas ocorrerão na data provável de 14 de dezembro, na Escola Estadual Jula Pare, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres (cidade a 168 quilômetros a médio-norte da capital). Os aprovados irão estudar em Brasília, na sede da UnB.

A UnB oferece vagas para os cursos de licenciatura em ciências sociais, educação física, geografia, história, computação, português do Brasil como segunda língua, artes cênicas e letras com tradução em espanhol.

Para o coordenador de Educação Escolar Indígena da Seduc, Sebastião Ferreira de Souza, é uma grande oportunidade para os professores indígenas das 43 etnias de Mato Grosso. “Toda oportunidade é sempre bem vinda. Embora a Seduc venha investindo em educação superior, nem todos os professores têm curso superior”, destaca.  

Haverá inscrições também nos polos regionais de Brasília (DF), Caucaia(CE) Aldeia Trilho), Palmeira dos Índios(AL), Santa Isabel(AM), Tabatinga(AM) e Tarauacá(AC).

O vestibular indígena é realizado graças um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Veja Mais

Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Sinop: criança atropelada por caminhão vem a óbito no Hospital Regional

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 14h 28min


Envolvidos em queda de avião são presos com armas e munições em Tangará da Serra

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 11h 55min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024