Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

EDUCAÇÃO: Usina hidrelétrica de Sinop vira aula de campo para alunos de escola de Tabaporã

Na visita, os alunos puderam perceber a amplitude do projeto da usina hidrelétrica e a diversidade de profissionais que trabalham no local

17 de Outubro de 2019 as 10h 00min

Foto por: Divulgação

Assessoria

Alunos que cursam o 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Elmar Justen, localizada no município de Tabaporã (a 643 km a Médio-Norte da Capital) viajaram cerca de 200 quilômetros para conhecer a usina hidrelétrica de Sinop. A aula de campo ocorreu na última sexta-feira (11.10), deixando alunos e professores satisfeitos com o que viram e aprenderam, numa verdadeira aula prática.

Segundo a diretora da escola, Francielle Carlini, a aula de campo aliou o conhecimento teórico da disciplina de ciências, à prática, sobre as formas de geração de energia. “Fizemos um trabalho interdisciplinar envolvendo mais disciplinas. O resultado foi o melhor possível”, destaca.

Na visita, os alunos puderam perceber a amplitude do projeto da usina hidrelétrica e a diversidade de profissionais que trabalham no local. No entendimento da diretora, além de aprenderem sobre a geração de energia, a visita a Usina serviu para auxiliar os alunos na escolha de sua profissão no futuro.

“Essa foi a primeira vez que a escola organizou uma visita a uma usina hidrelétrica e, além de aprenderem sobre a geração de energia hidrelétrica, os alunos puderam observar a grandiosidade de um empreendimento desses, acompanhando a trajetória desde a liberação das licenças que se iniciaram em 2007 até a construção da Usina, que continua em andamento”, assinala.

Almoço e cinema

Após a aula campo, os alunos e professores que participaram da visita foram convidados a almoçar com os funcionários no refeitório da usina. Em seguida, foram para uma sessão de cinema em Sinop. “Afinal depois de todo o aprendizado, também mereciam um momento de diversão”, relata Francielle.

Usina

A usina hidrelétrica de Sinop é uma das maiores do Estado. Ela conta com duas turbinas/geradores e potência instalada de 400 megawatts/hora (MWh), o que corresponde à geração de energia elétrica para 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado de Mato Grosso.

O projeto de construção da UHE Sinop foi desenvolvido levando em consideração o estudo de viabilidade do empreendimento, de maneira que seus possíveis impactos serão minimizados por uma série de programas socioambientais, constantes no PBA.

A construção da Usina representa importante contribuição para atender o crescente consumo de energia elétrica no Brasil.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024