Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

EFEITO QUEIMADAS: MT: mais de 4 mil internações por doenças respiratórias registradas

24 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Tempo seco e fumaça contribuem para infecções respiratórias, diz pneumologista — Foto: Yago Oliveira

DA REPORTAGEM

 

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados nesta semana, foram registradas 4.873 internações decorrentes de problemas respiratórios em todo o estado, de janeiro a junho deste ano. A SES ainda não informou o número de internações em julho e agosto de 2019.

Segundo a secretaria, nos primeiros seis meses de 2018 foram registradas quase 6 mil internações em razão de doenças respiratórias. Durante todo o ano, mais de 10 mil pessoas foram internadas com problemas respiratórios. Somente em julho do ano passado foram 894 internações. Em agosto, 850.

Segundo o pneumologista Lamberto Mário Henry, as complicações respiratórias são muito comuns nessa época do ano. Segundo ele, o tempo seco e a baixa umidade contribuem para o ressecamento das vias respiratórias e estimulam a tosse, a falta de ar, sensação de cansaço e até sangramento.

"As pessoas buscam mais os serviços de pronto atendimento com este tipo de queixa, nesta época do ano. A maior parte dos atendidos é criança. Elas e os idosos são os que mais sofrem", explicou ele.

Dessa forma, é preciso buscar estratégias para minimizar os sintomas. Uma delas, segundo o médico, é aumentar o consumo de água e hidratar o ambiente onde se passa mais tempo, ou o quarto durante a noite.

Lamberto explica que as crianças são muito sensíveis porque o sistema respiratório é menos maduro. Então, ele sugere que os pais estejam atentos e mantenham os pequenos hidratados. "É preciso que os pais ofereçam água para a criança, porque ela só vai pedir quando estiver com muita sede. Então, a cada meia hora é bom dar um pouco de água para a criança".

 

UMIDIFICADOR

Ao contrário do que muitos pensam, o umidificador de ar não serve apenas para amenizar o desconforto causado pelo tempo seco. Esse aparelho também é indicado para pessoas alérgicas, pois alivia a tosse seca, o chiado no peito e os olhos irritados, além de combater a dificuldade para respirar.

O único ponto negativo desse aparelho é que, pelo fato de seu funcionamento não incluir a fervura da água, ele pode acabar espalhando bactérias pelo ar. No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido se você for rigoroso quanto à qualidade da água que colocará ali. Assim, se o usuário opta sempre pela água filtrada, não terá nenhum problema quanto a possíveis contaminações.

Veja Mais

Público da Norte Show pode ir ao Shopping Sinop e acompanhar shows ao vivo

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 09h 45min


Campanha da OAB Sinop reforça prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 08h 45min


Hipertensão arterial afeta a vida de 36 milhões

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 07h 48min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024