Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA: Convênio destina R$ 6,6 milhões ao Médio Norte

Projeto do MT PAR possibilitou a captação dos recursos junto ao PEE da Energisa

04 de Março de 2020 as 07h 00min

Foto: Christiano Antonucci

DA REPORTAGEM

 

O Governo de Mato Grosso firmou um convênio com a concessionária de energia elétrica do Estado (Energisa), que prevê a aplicação de R$ 6,6 milhões em ações de eficiência energética nos órgãos públicos estaduais, e em sete municípios do Médio Norte.

O acordo foi assinado pelo governador Mauro Mendes, pelo presidente do MT Participação e Projetos S/A, Wener Santos, pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o diretor-presidente da Energisa, Riberto José Barbanera, o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e os prefeitos dos municípios contemplados.

O projeto possibilitará a troca da iluminação pública para lâmpadas mais econômicas das cidades de Nova Marilândia, Arenápolis, Nortelândia, Santo Afonso, Denise, Nova Olímpia e Alto Paraguai.

O governador ressaltou a importância de ações que melhoram não só a eficiência, como a qualidade da iluminação pública nas cidades, e agradeceu a todos os envolvidos, principalmente ao presidente da Energisa, que atendeu por meio de edital ao projeto do MT PAR.

“Não é fácil fazer a infraestrutura em um estado tão continental como o nosso, não só a iluminação, como estradas, é um desafio gigante para todos nós que somos gestores públicos. Esta ação é um exemplo de que quando trabalhamos em parceria, alcançamos melhores resultados”, afirma, sobre o trabalho conjunto realizado entre o governo, MT PAR, Energisa e prefeituras.

Conforme o presidente do MT PAR, Wener Santos, o projeto está entre as atribuições da sociedade de economia mista, que prevê ações descentralizadas que auxiliem não só a administração estadual, mas todos os municípios.

“Comecei a conversar com os prefeitos, e vi a dificuldade que eles têm hoje de pagar as contas de energia dos municípios, e esta seria uma opção de termos uma economia neste gasto. Queremos avançar junto aos municípios, diminuir custos do Estado, as despesas, e gerar empregos”, ressalta.

O diretor-presidente da Energisa, Riberto Barbanera, conta que órgãos e empresas que passam pela transição e adequam os equipamentos para tornar o prédio mais eficiente, alcançam uma economia de até 40% no consumo de luz. “A distribuidora possui recursos para aplicar em projetos que ao mesmo tempo insere nos prédios uma tecnologia mais eficiente, que traz redução no consumo de energia, bem como os custos de manutenção”.

 

CONVÊNIO

O projeto do MT PAR possibilitou a captação dos recursos junto ao Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa, que investe em iniciativas que promovam o uso eficiente da energia elétrica, e a consequente otimização energética do sistema elétrico nacional.

A economia em energia dos órgãos estaduais será possível por meio da troca de fiação elétrica, lâmpadas, e aparelhos com ar condicionado mais modernos e eficientes. Os órgãos estaduais contemplados são: a Secretaria de Trabalho e Assistência (Setasc), Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), e entorno do CPA.

 

MT PARCERIAS

A sociedade atuou diretamente na definição do escopo, estruturação e análise de pré-viabilidade, análise econômico-financeira, além do desenvolvimento de solução jurídica para viabilizar o Convênio.

O MT PAR é uma sociedade de economia mista criada pelo Governo de Mato Grosso para promover a geração de investimentos no Estado, proporcionando a melhoria na oferta e na qualidade dos serviços públicos para o cidadão, por meio da viabilização e operacionalização de parcerias e alianças entre o setor público e a iniciativa privada.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024