Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR: Corrida pela vaga de Selma no Senado está acirrada

Mais de 20 nomes podem disputar a vaga

21 de Janeiro de 2020 as 06h 40min

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

 

CLEMERSON SM / clemersonsm@msn.com

Desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou a cassação da senadora Selma Arruda (Podemos), vários nomes da política mato-grossense vêm demonstrando interesse em ficar com a cadeira.

O olho grande chegou até o Palácio do Planalto, onde o presidente Jair Bolsonaro quer que a vaga fique com um membro de seu novo partido, o Aliança pelo Brasil, que ainda existe apenas no papel, mas que utilizaria um partido de aluguel para concorrer nas eleições suplementares deste ano.

Apesar de ainda não falar em nomes, o presidente Bolsonaro já tem duas opções para apoiar-se. Uma delas é a do deputado federal Nelson Barbudo (PSL), candidato mais votado nas eleições de 2018 para a Câmara. Barbudo é um seguidor fiel dos ideais do presidente e pela força que teve nas eleições de 2018, pode ser o nome de destaque para a vaga no Senado.

Outro nome bem cotado e que tem uma fidelidade com o presidente, tão igual como tem o “Clã Bolsonaro”, é o do também deputado federal, José Medeiros (Podemos). Atualmente o deputado mato-grossense é um dos vice-líderes do Governo no Câmara e neste primeiro ano de Governo Bolsonaro se tornou o maior defender de suas ações nas redes sociais. “Se formar o partido, dá tempo de lançar um candidato ao Senado em Mato Grosso? Porque vai ter eleição lá. Uma vaga ao Senado. Se der tempo, seria a primeira porta nossa: eleger um senador ‘raiz’, um senador do Aliança”, disse Bolsonaro.

 

MAIS GENTE NA DISPUTA

Além da movimentação do Governo Federal na busca da vaga, o governo estadual busca também beliscar a vaga em aberto. O grupo do governador Mauro Mendes (DEM), se articula para definir o melhor nome para disputa. Na semana passada Mendes ingressou no Supremo Tribunal Federal com liminar para que o terceiro colocado nas eleições de 2018, Carlos Fávaro (PSD) assumisse temporariamente a vaga deixa por Selma.

Além de Fávaro que sonha com o Senado Federal, o atual vice-governador, Otaviano Pivetta, também desponta como forte nome para a disputa.

Já pelo agronegócio, pelo menos seis nomes planejam concorrer. O deputado federal Neri Geller (PP) é um deles, juntamente com o ex-deputado Nilson Leitão (PSDB) que tem o aval do partido tucano para concorrer.

Adilton Sachetti (PRB) e o ex-senador Cidinho Santos (PL), também estão de olho na eleição suplementar. Outros partidos também buscam lançar suas candidaturas ao Senado. Pela esquerda, PT, PC do B e PSOL já debatem internamente os nomes para a disputa. PSB, PV, Pros, Avante, PSC e Novo também têm pré-candidatos.

 

 

Veja Mais

Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 08h 12min


Projeto de polinização alia biodiversidade à agricultura sustentável

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 07h 08min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024