Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

EM CASO DE SOBRA: Vacinas são guardadas em Cuiabá e perdem validade

Doses contra Covid estão perdendo validade

13 de Abril de 2021 as 08h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

A sequência de imunizações trouxe à tona uma dúvida para a população cuiabana: o que acontece com as sobras da vacina ao fim do dia? Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o caso é bastante raro, já que todo o sistema na cidade é feito por agendamento. Em Campo Grande/MS, algumas pessoas aguardam em uma fila de veículos, até o fim do dia, para tentar a sorte grande. Segundo a coordenadora da ação daquele Estado, a chance de acontecer é a mesma de ganhar na loteria.

Em Cuiabá, a assessoria de imprensa da Prefeitura explicou que a perda técnica da cidade é de apenas 2%, bem abaixo do nível nacional, que é de 5%. O que sobra nos fracos, geralmente não dá nem para completar uma dose do imunizante.

O agendamento é outra arma utilizada pela prefeitura de Cuiabá para evitar o desperdício. No fim da tarde, quando a fila de pessoas está próxima do fim, é feita uma contagem, para que sejam abertos um ou dois frascos (que contém cinco ou dez doses) na medida certa dos que ainda faltam para serem vacinados.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira, se esta situação acontecer, a equipe conversa com as três últimas pessoas e pede que elas retornem no outro dia, explicando que o procedimento será feito para que não haja a perda de vacinas. “Somente se essas pessoas não puderem retornar de forma alguma é que é aberto um frasco de cinco doses (neste caso) e o que sobrar entrará como perda técnica”, pontua a coordenadora.

Ainda conforme a coordenadora quando acontece de sobrar líquido no frasco ao final do dia, entra como perda técnica. Ela pontuou ainda que todos os frascos abertos estão guardados, inclusive com o pouco que resta destes líquidos, que já não tem mais validade.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024