Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

EM CUIABÁ MT: Embrapa valida zoneamento de consórcio de milho com braquiária Legenda:

Zoneamento do consórcio com braquiária conta com três faixas de risco: 20%, 30% e 40%

03 de Dezembro de 2019 as 07h 30min

Foto: Assessoria

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nesta segunda-feira (2), a Embrapa fez, na sede da Famato, em Cuiabá, uma reunião técnica onde validou o zoneamento agrícola de risco climático (Zarc) para consórcio de milho com braquiária. O evento foi uma oportunidade para que produtores, representantes de entidades de classe e consultores técnicos contribuam com o Zarc com informações sobre as experiências com o cultivo em cada região do estado.

O Zarc traça o risco de se produzir determinada cultura em diferentes épocas de plantio em cada região do estado. Ele serve de guia para instituições de crédito e seguro rural para a liberação de financiamento agrícola.

A construção do zoneamento é feita com base em pesquisas e leva em consideração o tipo de solo e o regime pluviométrico da região, além do ciclo da cultura e das cultivares utilizadas.

O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Cornélio Zolin explica que com esses dados são feitas as primeiras simulações de risco. Após isso, é preciso validar com o setor produtivo. “Essa reunião técnica é importante pois é nela que o produtor pode verificar se o resultado da simulação condiz com o que ele observa no campo. Caso haja divergências, ajustes são feitos na modelagem”, explica.

Para essa reunião foram convidados representantes de sindicatos rurais de todas as regiões do estado, alguns produtores rurais, técnicos e representantes de instituições de pesquisa agropecuária. Além da participação presencial, também será possível participar via videoconferência.

Assim como foi feito na revisão do zoneamento das culturas da soja, milho, algodão, arroz e feijão-caupi, o zoneamento do consórcio de milho com braquiária conta com três faixas de risco, de 20%, 30% e 40%. Com isso, os agricultores que quiserem, podem plantar fora da faixa ideal, arcando com um risco maior, mas ainda assim sendo contemplados pelas linhas de crédito e de seguro. Para isso, entretanto, os valores cobrados são proporcionais ao aumento do risco de frustração de safra.

Veja Mais

Agro brasileiro e a luta dos "quatro cavaleiros do apocalipse"

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 20h 16min


Quinta-feira Santa é feriado? E como fica a Sexta-feira da Paixão?

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 18h 15min


Procons de MT planejam ações conjuntas em reunião técnica

Publicado em 27 de Março de 2024 ás 16h 14min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024