Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

EMERGÊNCIA: Eleição pode ir para dezembro

TSE discute adiamento da eleição

07 de Abril de 2020 as 10h 00min

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Por causa da seriedade da pandemia do coronavírus no país, os ministros do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) cogitam fazer o adiamento das eleições municipais marcadas para outubro deste ano.

O pensamento do TSE é de jogar o pleito para o mês de dezembro, já que o entendimento de grande parte dos ministros é de que a preservação da saúde da população é a prioridade neste momento. “A saúde pública, a saúde da população é o bem maior a ser preservado. Por isso, no momento certo será preciso fazer uma avaliação criteriosa acerca desse tema do adiamento das eleições”, disse o ministro Luís Roberto Barroso que assume em maio a presidência do TSE, em substituição à ministra Rosa Weber.

Apesar das discussões sobre o assunto já terem iniciado, Barroso classificou o debate ainda como “precoce”, pois ainda não há uma certeza absoluta de como a contaminação vai evoluir no país. “Mas nós estamos em abril. O debate ainda é precoce. Não há certeza de como a contaminação vai evoluir. Na hipótese de adiamento, ele deve ser pelo período mínimo necessário para que as eleições possam se realizar com segurança para a população. Estamos falando de semanas, talvez dezembro”, disse.

A decisão sobre o assunto deve ser tomada entre maio e junho a depender da situação sanitária do país naquele momento, onde um cenário mais real da pandemia estará disponível.

Havia a cogitação de jogar as eleições municipais para 2021, dando assim, um quinto ano de mandato aos atuais cargos, e até mesmo, estendendo para 2022, unificando assim todas as eleições brasileiras em uma data só.

Mas a possibilidade de prorrogar os mandatos atuais de prefeitos e vereadores que semanas atrás chegou a ser cogitada, caso o surto se alastrasse muito, foi descartada pelos ministros do TSE.

 

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024