Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

EM MATO GROSSO: Uso de máscara continua obrigatório

Decisão do presidente Bolsonaro não interfere nas determinações do Governo do Estado

08 de Julho de 2020 as 06h 30min

Foto: Secom MT

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Mesmo que o presidente Jair Bolsonaro tenha vetado trechos da lei proposta pelo Congresso de obrigação do uso de máscara em todo o território nacional, o Governo de Mato Grosso anunciou que em seu território o uso de máscara continua sendo obrigatório em estabelecimentos públicos e privados como forma prevenção ao contágio da covid-19.

Publicada em abril deste ano, a lei estadual 11.110/2020 determina o uso do acessório por parte de toda a população ao sair de casa. Mato Grosso foi o primeiro estado brasileiro a colocar como obrigação a utilização.

Para a manutenção da lei aprovada em abril e não seguir as recomendações do Governo Federal, o procurador-geral do Estado, Francisco Lopes, diz que estados e municípios têm autonomia na decisão.

“A lei editada pelo Governo Federal traça normas gerais abrangentes para a utilização do uso de máscaras. Isso, contudo, não tira a prerrogativa de cada Estado, cada município também traçar suas diretrizes em relação ao uso de máscaras. Em Mato Grosso já existe esta norma e disciplinamento, ou seja, não há necessidade de nova adequação”, afirmou.

Conforme decreto publicado pelo Governo de Mato Grosso, os estabelecimentos públicos e privados que estiverem em funcionamento em qualquer município do Estado de Mato Grosso devem exigir o uso do acessório de proteção facial, ainda que artesanal, por seus funcionários, colaboradores e clientes para acesso às suas dependências.

O não cumprimento acarreta em multa no valor de R$ 80 por pessoa sem máscara, seja ela cliente ou funcionário. A multa é destinada ao proprietário do estabelecimento e a gestores estaduais que atuam em órgãos públicos de Mato Grosso.

 

 

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024